Avaliação de atitudes no consumo de produtos da colmeia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte,Alice
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves,Fernando, Costa,Cristina Amaro da, Ferreira-Wessel,Dulcineia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2017000500031
Resumo: Os produtos da colmeia, principalmente o mel, são amplamente consumidos a nível mundial. Atualmente tem-se verificado um interesse crescente em outros produtos da colmeia (geleia real, pólen, própolis e apitoxina) devido às suas propriedades biológicas, como a ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória. O conhecimento destas propriedades pode contribuir para valorizar estes produtos junto do consumidor e fomentar a sua utilização. Este estudo tem como objetivo conhecer o consumo de produtos da colmeia em Portugal e avaliar o nível de conhecimento e atitudes dos consumidores face aos produtos da colmeia, tendo em vista as oportunidades de crescimento do mercado. Foi elaborado e aplicado um questionário direto online a uma amostra aleatória de 307 indivíduos de várias regiões de Portugal. Efetuou-se a análise descritiva dos dados para obter a caracterização da amostra e a descrição dos hábitos de consumo. A maioria dos inquiridos consome mel (86%), com preferência por mel português e durante todo o ano. O mel é muitas vezes adquirido diretamente ao produtor e, na altura da compra, o consumidor privilegia a qualidade, tipo e sabor do mel. O consumo de outros produtos da colmeia e o conhecimento das suas propriedades terapêuticas e aplicações são, em geral, reduzidos.
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