Interacções entre Pares e Estatística: Contributos para o estudo do conhecimento instrumental e relacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carolina
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: César, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22732
Resumo: Pretendemos analisar o modo como os alunos mobilizam os conhecimentos estatísticos relacionados com os conceitos de média e mediana. Vários autores afirmam que os alunos aprendem a utilizar conhecimentos de forma instrumental, mas não são capazes de o fazer de forma relacional, ou seja, limitam-se a adquirir competências computacionais. Por outro lado, a investigação recente no domínio da psicologia social genética e da investigação sócio-cultural tem realçado o papel que as interacções sociais desempenham nos processos de apropriação e mobilização de saberes e competências, por parte dos alunos. A análise das estratégias de resposta de 136 díades a uma tarefa de Estatística (ano de escolaridade) revelou que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades no cálculo da média e da mediana. Contudo, se efectuarmos uma análise de tipo qualitativo, verificamos que os argumentos que os alunos utilizam possuem níveis diferentes de compreensão destes dois conceitos: a média está mais frequentemente associada a um conhecimento relacional do que a mediana, como se pode observar através dos excertos de interacções que apresentamos. 
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