O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elvira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.23019
Resumo: Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. 
id RCAP_2c0719855ec0614d8757d58e9fde394d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professoresO computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professoresArtigosEste estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. This research intends to contribute to a better understanding of teachers’ cultures, related with the use of computers in the classroom. This study is part of a qualitative research concerning four groups of teachers with different computer knowledge and practices. In this paper we present two mathematics teachers’ perceptions about the importance of the computer in school and of its use in the classroom. One of the teachers uses the computer in the classroom and the other doesn’t use it. The conclusions of this study show that is only through the development of a new perspective about the teacher’s role as someone who promotes the pupils’ autonomy, that it is possible to contribute to the use of computers in the classroom. Another conclusion of this research concerns the development by the teacher of the capacity to handle with unexpected problems.APM - Associação de Professores de Matemática2000-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23019por2183-28380872-3915Santos, Elvirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
title O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
spellingShingle O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
Santos, Elvira
Artigos
title_short O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
title_full O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
title_fullStr O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
title_full_unstemmed O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
title_sort O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
author Santos, Elvira
author_facet Santos, Elvira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elvira
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. 
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.23019
url https://doi.org/10.48489/quadrante.23019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544221300621312