O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.23019 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. |
id |
RCAP_2c0719855ec0614d8757d58e9fde394d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professoresO computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professoresArtigosEste estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. This research intends to contribute to a better understanding of teachers’ cultures, related with the use of computers in the classroom. This study is part of a qualitative research concerning four groups of teachers with different computer knowledge and practices. In this paper we present two mathematics teachers’ perceptions about the importance of the computer in school and of its use in the classroom. One of the teachers uses the computer in the classroom and the other doesn’t use it. The conclusions of this study show that is only through the development of a new perspective about the teacher’s role as someone who promotes the pupils’ autonomy, that it is possible to contribute to the use of computers in the classroom. Another conclusion of this research concerns the development by the teacher of the capacity to handle with unexpected problems.APM - Associação de Professores de Matemática2000-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23019por2183-28380872-3915Santos, Elvirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
title |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
spellingShingle |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores Santos, Elvira Artigos |
title_short |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
title_full |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
title_fullStr |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
title_full_unstemmed |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
title_sort |
O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais de professores |
author |
Santos, Elvira |
author_facet |
Santos, Elvira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elvira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Matemática acerca da importância do computador na escola e da sua utilização na sala de aula, sendo uma das participantes uma professora utilizadora do computador e a outra uma não-utilizadora. As conclusões do estudo apontam para que somente através de uma mudança na perspectiva sobre o que é ser professor, onde este possa ser mais um dinamizador das actividades propostas aos alunos, é possível contribuir para uma utilização do computador na sala de aula. Outra das conclusões desta investigação, é a necessidade que existe do professor desenvolver a capacidade de lidar com o imprevisto. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.23019 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.23019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544221300621312 |