A avaliação do desempenho docente e o trabalho colaborativo os professores (um estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Lúcia Aveiro Nunes Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14823
Resumo: Considera-se que o sucesso educativo, aliado à melhoria das instituições escolares, não pode ser isolado do desempenho dos professores, assumindo a sua avaliação maior visibilidade. Ao constatarmos a panóplia de funções exigidas aos professores, é legítimo concluir que os docentes terão muito a ganhar, profissionalmente, se trabalharem em conjunto. Foi deste pressuposto que nasceu a presente investigação: “A avaliação do desempenho docente e o trabalho colaborativo dos professores”. Este estudo averigua o modo como os docentes trabalham em conjunto, as vantagens, dificuldades e constrangimentos que reconhecem ao trabalho colaborativo e, ainda, tenta perceber a relação que poderá existir entre a avaliação do desempenho docente e o trabalho colaborativo dos professores. Assim, a investigação empírica conduzida foi sustentada num estudo de caso, realizado na Escola Alfa, através do recurso a métodos qualitativos (análise documental) e quantitativos (inquéritos por questionário) a todos os docentes avaliados pelo Decreto Regulamentar nº2/ 2010 a exercer funções naquele estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos mostram que os docentes reconhecem existir vantagens no trabalho colaborativo, nomeadamente no incremento da interdisciplinaridade e da articulação curricular e ainda no desenvolvimento profissional. Todavia, as suas práticas denotam que o trabalho conjunto ainda se encontra numa fase incipiente, o que pode dever-se às dificuldades e constrangimentos apontados, como a escassez de tempo e a inexistência de tempos comuns nos horários. Quando o trabalho colaborativo é relacionado com a ADD, é opinião dos docentes que aquela não contribuiu para a melhoria do clima de escola, tendo até acentuado o individualismo dos professores; ABSTRACT: It is considered that educational success, coupled with the improvement of schools, cannot be isolated from the teachers' performance, resulting in increased visibility of their assessment. Looking at the range of tasks required from teachers, it is reasonable to conclude that teachers, in a professional point of view, have much to gain by working together. It was based in this assumption that this research was born: "Teacher performance assessment and teachers´ collaborative work". This study investigates how teachers work together, the advantages, difficulties and constraints that recognize the collaborative work and also tries to understand the relationship that may exist between the teacher performance assessment (TPA) and collaborative work of teachers. Thus, the empirical research conducted was supported by a case study carried out at the School Alfa, through the use of qualitative methods (document analysis) and quantitative (questionnaire surveys) to all teachers evaluated by Decree Law No. 2/2010 who perform duties in that educational establishment. The results show that teachers recognize the existence of advantages in collaborative work, in particular by increasing the interdisciplinary and curriculum articulation, as well as growing professional development. However, their practices denote that collaborative work is still at an early stage, which may be due to the difficulties and constraints appointed, such as the shortage of time and lack of common times in teachers´ agenda. When collaborative work is related to TPA, teachers' opinion is that this did not contribute to the improvement of school climate, having conducted to an increase in individual work.
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