“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12554 |
Resumo: | Neste artigo analisamos, interpretamos e discutimos os resultados de uma pesquisa realizada no ano letivo de 2019-2020, cujo objetivo foi o de captar as perceções de estudantes de licenciatura e de mestrado em jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), sobre o campo jornalístico, no presente, mas também perspetivado no futuro. Esta pesquisa e a reflexão suscitada inserem-se num projeto de trabalho mais alargado que contemplará outras instituições de ensino e ofertas formativas similares. Está estruturada em três dimensões: diagnóstico, intenções e expectativas. Na primeira, as perguntas focam a perceção do aluno sobre o que é o jornalismo atualmente e o seu papel na sociedade; a segunda refere- -se ao modo como os alunos projetam a sua intervenção no debate público como futuros jornalistas e/ou investigadores académicos; a terceira dimensão desafia os alunos a enunciar expectativas sobre o jornalismo que surgirá das convulsões do espaço público, político e cívico. O artigo apresenta as perceções dos estudantes sobre tópicos fundamentais que sustentam as respostas à pergunta que tem norteado várias pesquisas académicas e que dá título a uma das mais conhecidas obras de Nelson Traquina: “O que é jornalismo?”, obra que aqui se assume como base de referência teórica. |
id |
RCAP_e03ae83ff683520920b69a3860055c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12554 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI“What is journalism?” - Perceptions of journalism students in the 21st centuryEstudantes de jornalismoPerceçõesExpectativasJornalismo contemporâneoJournalism studentsPerceptionsExpectationsContemporary journalismNeste artigo analisamos, interpretamos e discutimos os resultados de uma pesquisa realizada no ano letivo de 2019-2020, cujo objetivo foi o de captar as perceções de estudantes de licenciatura e de mestrado em jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), sobre o campo jornalístico, no presente, mas também perspetivado no futuro. Esta pesquisa e a reflexão suscitada inserem-se num projeto de trabalho mais alargado que contemplará outras instituições de ensino e ofertas formativas similares. Está estruturada em três dimensões: diagnóstico, intenções e expectativas. Na primeira, as perguntas focam a perceção do aluno sobre o que é o jornalismo atualmente e o seu papel na sociedade; a segunda refere- -se ao modo como os alunos projetam a sua intervenção no debate público como futuros jornalistas e/ou investigadores académicos; a terceira dimensão desafia os alunos a enunciar expectativas sobre o jornalismo que surgirá das convulsões do espaço público, político e cívico. O artigo apresenta as perceções dos estudantes sobre tópicos fundamentais que sustentam as respostas à pergunta que tem norteado várias pesquisas académicas e que dá título a uma das mais conhecidas obras de Nelson Traquina: “O que é jornalismo?”, obra que aqui se assume como base de referência teórica.Abstract: In this article, we analyse, interpret and discuss the results of a survey carried out in the academic year of 2019-2020, whose aim was to capture the perceptions of School of Communication and Media Studies undergraduate and master journalism students about the journalistic field. This research is part of a broader work project that includes other institutions and similar courses. It is structured in three dimensions: diagnosis, intentions and expectations. In the first, the questions focus on the student’s perception of what journalism is today and its role in society; the second refers to the way in which students project their intervention in the public debate as future journalists and / or academic researchers; the third dimension challenges students to point out expectations about journalism that arises from the upheavals of the public, political and civic space. The article presents students’ perceptions of fundamental topics that support the answers to the question that has guided various academic’s researches, and which gives a title to one of Nelson Traquina’s most known works: “What is journalism?”. We will assume this work as the main theoretical frameICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVARCIPLLopes, Anabela de SousaSilvestre, CláudiaMata, Maria J.2021-01-05T16:31:31Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12554porLopes, A. de S., Silvestre, C., & Mata, M. J. (2020). “O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI. Media & Jornalismo, 20(37), 205-220. https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_112183-5462https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:37.241835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI “What is journalism?” - Perceptions of journalism students in the 21st century |
title |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI |
spellingShingle |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI Lopes, Anabela de Sousa Estudantes de jornalismo Perceções Expectativas Jornalismo contemporâneo Journalism students Perceptions Expectations Contemporary journalism |
title_short |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI |
title_full |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI |
title_fullStr |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI |
title_full_unstemmed |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI |
title_sort |
“O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI |
author |
Lopes, Anabela de Sousa |
author_facet |
Lopes, Anabela de Sousa Silvestre, Cláudia Mata, Maria J. |
author_role |
author |
author2 |
Silvestre, Cláudia Mata, Maria J. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Anabela de Sousa Silvestre, Cláudia Mata, Maria J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de jornalismo Perceções Expectativas Jornalismo contemporâneo Journalism students Perceptions Expectations Contemporary journalism |
topic |
Estudantes de jornalismo Perceções Expectativas Jornalismo contemporâneo Journalism students Perceptions Expectations Contemporary journalism |
description |
Neste artigo analisamos, interpretamos e discutimos os resultados de uma pesquisa realizada no ano letivo de 2019-2020, cujo objetivo foi o de captar as perceções de estudantes de licenciatura e de mestrado em jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), sobre o campo jornalístico, no presente, mas também perspetivado no futuro. Esta pesquisa e a reflexão suscitada inserem-se num projeto de trabalho mais alargado que contemplará outras instituições de ensino e ofertas formativas similares. Está estruturada em três dimensões: diagnóstico, intenções e expectativas. Na primeira, as perguntas focam a perceção do aluno sobre o que é o jornalismo atualmente e o seu papel na sociedade; a segunda refere- -se ao modo como os alunos projetam a sua intervenção no debate público como futuros jornalistas e/ou investigadores académicos; a terceira dimensão desafia os alunos a enunciar expectativas sobre o jornalismo que surgirá das convulsões do espaço público, político e cívico. O artigo apresenta as perceções dos estudantes sobre tópicos fundamentais que sustentam as respostas à pergunta que tem norteado várias pesquisas académicas e que dá título a uma das mais conhecidas obras de Nelson Traquina: “O que é jornalismo?”, obra que aqui se assume como base de referência teórica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-05T16:31:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12554 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, A. de S., Silvestre, C., & Mata, M. J. (2020). “O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXI. Media & Jornalismo, 20(37), 205-220. https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_11 2183-5462 https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA |
publisher.none.fl_str_mv |
ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133475617374208 |