A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Ruth Capela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23674
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
id RCAP_e03c42eb527f6d5fd1831c35f87184be
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo51:372.851372.851:51Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)O presente estudo tem como objetivos saber a opinião dos professores acerca da realização de tarefas de investigação na sala de aula, quais os dilemas e tensões que enfrentam, como reagem e como avaliam o ensino e a aprendizagem na realização dessas tarefas. Neste sentido procura-se responder as seguintes questões: (1) O que pensam os professores sobre a realização de tarefas de investigação como parte da sua prática? (2) Quais os dilemas e tensões que os professores enfrentam durante a aplicação de tarefas de investigação e como reagem? (3) Como realizam os professores a prática de avaliação do ensino e da aprendizagem nas tarefas de investigação? O estudo insere-se num paradigma de investigação qualitativo onde se adotou uma metodologia de estudo de caso, estruturando-se em dois estudos de caso de dois professores de matemática do 2.º ciclo do ensino básico. Como método de recolha de dados optou-se por utilizar um questionário, observação direta e uma entrevista a cada um dos professores participantes. O estudo realizado sugere que os professores revelam uma visão parcial dos papéis a desempenhar durante a realização de tarefas de investigação na sala de aula. Dos dois casos, a maior experiência profissional associada ao percurso académico permitiu ao professor João saber enfrentar melhor os dilemas e tensões na realização das tarefas de investigação, contudo não desempenhou os papéis necessários em alguns momentos de realização da tarefa. O professor Pedro que manifestou ter pouca experiência nesse tipo de tarefas revelou ter dificuldades no que concerne à gestão da aula, à participação dos alunos na atividade e à construção de um ambiente favorável à investigação matemática. Os resultados deste estudo evidenciam a necessidade de aprofundar a formação dos professores na realização de tarefas de investigação na sala de aula.The present study aims to know the opinion of the teachers on conducting research tasks in the classroom, which the tensions and dilemmas they face, how they react and how to evaluate teaching and learning in the realization of these tasks. It seeks to answer the following questions: (1) What do teachers think on conducting research tasks as part of their practice? (2) What are the tensions and dilemmas that teachers face during application of research tasks and how they react? (3) How do teachers perform practical assessment of teaching and learning in research tasks? The study is part of a qualitative research paradigm where we adopted a case study methodology, structured in two case studies of two mathematics teachers of 2nd cycle of basic education. As a method of data collection was decided to use a questionnaire, direct observation and an interview with each of the participating teachers. The study suggests that teachers show a partial view of roles to play while performing research tasks in the classroom. Of the two cases, the largest professional experience combined with academic path allowed teacher João know better how to deal with dilemmas and tensions in the tasks of research, however, at times, he do not played the roles required to perform the task. Teacher Pedro, who has little experience in such tasks, revealed that he had difficulties with regard to the lesson's management, the students' participation in the activity and the construction of a favorable environment for mathematical research. The results of this study highlight the need for further training of teachers in research tasks and the need to valuing such tasks in teaching and learning.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoLeão, Ruth Capela20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:47.599689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
title A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
spellingShingle A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
Leão, Ruth Capela
51:372.851
372.851:51
title_short A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
title_full A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
title_fullStr A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
title_full_unstemmed A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
title_sort A realização de tarefas de investigação na sala de aula : estudos de caso de professores do 2º ciclo
author Leão, Ruth Capela
author_facet Leão, Ruth Capela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Ruth Capela
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
topic 51:372.851
372.851:51
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23674
url http://hdl.handle.net/1822/23674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132799080333312