Relação entre a satisfação no trabalho e o suporte social em enfermeiros que desenvolvem ações paliativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5389 |
Resumo: | A classe de enfermagem é uma das maiores no que diz respeito aos profissionais que trabalham em instituições de saúde, tornando-se importante avaliar o nível de satisfação destes profissionais. Se considerarmos as ações paliativas, que são desenvolvidas com doentes crónicos, podemos compreender a necessidade de que os profissionais que as executam se sintam satisfeitos dado o teor das atividades desenvolvidas e o desgaste, emocional e físico, envolvidos. Desta forma, o presente estudo pretende dar resposta à seguinte questão: Os enfermeiros que cuidam de outras pessoas em locais onde, na sua perceção, lhes é possibilitado suporte emocional, profissional e/ou prático, sentem-se mais satisfeitos do que aqueles em cujos locais de trabalho essa perceção não existe? Assim, este estudo apresenta um caráter transversal, enquadrando-se no paradigma quantitativo. É ainda um estudo descritivo e correlacional em que foram utilizados testes de comparação de médias e de testes de correlação de Pearson. O objetivo desta investigação consistiu em estudar de que forma a satisfação profissional dos enfermeiros se relaciona com o suporte social, no contexto do desenvolvimento de ações paliativas. A amostra do estudo foi constituída por enfermeiros que desenvolvem ações paliativas no Centro Oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE e nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados do distrito de Vila Real. A principal conclusão obtida foi de que os enfermeiros que desenvolvem ações paliativas se encontram insatisfeitos nas várias dimensões da satisfação profissional, apresentando uma grande discrepância entre aquilo que eles julgam que deveriam ter e aquilo que realmente possuem. Concluiu-se ainda que a perceção de suporte social não se relaciona com a satisfação profissional enquanto estas não são divididas nas suas dimensões. Todavia, constatou-se que são mais as dimensões da satisfação profissional que deveria existir a relacionarem-se com as de suporte social do que as de satisfação que existe. Considera-se importante que os enfermeiros que têm funções de gestão estejam atentos a estes aspetos de modo a que a insatisfação existente não venha a promover uma desmotivação geral nos profissionais de Enfermagem e consequentemente uma diminuição da qualidade dos cuidados prestados. Através dos resultados do estudo, pudemos verificar as relações que as dimensões do suporte social têm com as da satisfação profissional. Cabe assim aos responsáveis das instituições promover medidas de modo a combater as carências sentidas, nunca esquecendo que, no setor da saúde, o utente é o beneficiário final dos cuidados prestados. |
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Assim, este estudo apresenta um caráter transversal, enquadrando-se no paradigma quantitativo. É ainda um estudo descritivo e correlacional em que foram utilizados testes de comparação de médias e de testes de correlação de Pearson. O objetivo desta investigação consistiu em estudar de que forma a satisfação profissional dos enfermeiros se relaciona com o suporte social, no contexto do desenvolvimento de ações paliativas. A amostra do estudo foi constituída por enfermeiros que desenvolvem ações paliativas no Centro Oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE e nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados do distrito de Vila Real. A principal conclusão obtida foi de que os enfermeiros que desenvolvem ações paliativas se encontram insatisfeitos nas várias dimensões da satisfação profissional, apresentando uma grande discrepância entre aquilo que eles julgam que deveriam ter e aquilo que realmente possuem. Concluiu-se ainda que a perceção de suporte social não se relaciona com a satisfação profissional enquanto estas não são divididas nas suas dimensões. Todavia, constatou-se que são mais as dimensões da satisfação profissional que deveria existir a relacionarem-se com as de suporte social do que as de satisfação que existe. Considera-se importante que os enfermeiros que têm funções de gestão estejam atentos a estes aspetos de modo a que a insatisfação existente não venha a promover uma desmotivação geral nos profissionais de Enfermagem e consequentemente uma diminuição da qualidade dos cuidados prestados. Através dos resultados do estudo, pudemos verificar as relações que as dimensões do suporte social têm com as da satisfação profissional. Cabe assim aos responsáveis das instituições promover medidas de modo a combater as carências sentidas, nunca esquecendo que, no setor da saúde, o utente é o beneficiário final dos cuidados prestados.The nursing class is one of the biggest as for the professionals that work in health institutions, and so it is very important to estimate the level of these professionals’ satisfaction. If we consider the palliative actions used with chronic patients, we can understand the necessity of the professional agents to feel satisfied because of the developed activities and their emotional and physical fatigue. So, this study is meant to give the answer to the following question: Do the nurses caring for other people in places where they get aware they are provided the emotional, professional and/or practical support feel more satisfied than those who work in places where they can’t have that perception? So, this study presents a transversal character, fitting into the quantitative pattern. Besides, it is also a descriptive and correlating study in which we used tests of average comparison and tests of Pearson correlation. Therefore, the aim of this investigation was to study the way how the professional satisfaction of nurses is related to the social support concerning the palliative actions. The sample of this study included nurses working in palliative actions in the Oncologic Centre of the “Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE” and in the Continued Integrated Care Units of Vila Real district. The main conclusion we got was that the nurses doing palliative actions feel dissatisfied in the several aspects of the professional satisfaction, showing a great difference between what they think they should have and what they really have. It was also concluded that the perception of the social support is not related to the professional satisfaction when these are not divided into their own dimensions. However we realized that the dimensions of the professional satisfaction, that should exist, relating to those of social support, are more than those of the existing satisfaction. It is considered as very important the fact that the nurses responsible for management should be aware of these aspects, so that the possible dissatisfaction may not cause a general demotivation in the nursing professionals and consequently a decrease of the quality of the offered care. With the results of this study, we could check the relationship between the social support dimensions and those of the professional satisfaction. It is then the duty of the people responsible for the institutions to provide the measures that could reduce the shortages everybody feels, never forgetting that in the health area, the patient is the last “beneficiary” of all our care.2016-01-13T12:21:38Z2016-01-13T00:00:00Z2016-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5389porEscaleira, Anna Leocádia Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:43:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:43:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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