AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE FAMILIARES DE PACIENTES ATENDIDOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Josiele de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schwartz,Eda, Guanilo,Maria Elena Echevarria, Amestoy,Simone Coelho, Mendieta,Marjoriê da Costa, Lise,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200303
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar a produção científica relacionada às evidências acerca da satisfação de familiares de pacientes de UTI e os instrumentos utilizados para sua avaliação. Metodo: revisão integrativa na qual foram analisados artigos publicados entre 2005 e 2015, em inglês, português ou espanhol, nas bases de dados PUBMED/MEDLINE e LILACS e a biblioteca SciELO. Utilizou-se como estratégia de busca: personal satisfactional OR satisfaction AND family. Para coleta de dados dos artigos elaborou-se um instrumento com informações como: título, autores, ano de publicação e revista, objetivo do estudo, delineamento, participantes, local da pesquisa, temática principal e resultados. Resultados: atenderam aos critérios de inclusão 27 produções. Foram identificados quatro instrumentos utilizados para avaliar a satisfação de familiares de pacientes na UTI o Critical Care Family Satisfaction Survey, Family Satisfaction in the Intensive Care Unit, Critical Care Family Needs Inventory e o Quality of Dying and Death. Os estudos abordaram a satisfação dos familiares em relação às suas necessidades e tomadas de decisão, satisfação quanto a cuidados paliativos, evidenciou-se, ainda, estudos de adaptação transcultural e validação de instrumentos. Quanto ao nível de evidência, os estudos se concentram nos níveis II a VI. Conclusão: a análise da produção científica sobre a satisfação de familiares de pacientes de UTI permitiu evidenciar que o fator que mais contribui na promoção da satisfação da família foi a qualidade do atendimento.
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