Cultura(s) docente(s) no ensino não superior: o caso do Magistério Bg n.º 2050 Santa Doroteia - Lobito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Emília Bulica dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4067
Resumo: Esta dissertação visa constituir um contributo para a compreensão do tema das cultura(s) docente(s) no ensino não superior em Angola e como é perspetivada a colaboração docente pelos protagonistas (professores). Foram traçados como principais objetivos de investigação a desenvolver: i) identificar conceções de Professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente; ii) caracterizar dinâmicas de trabalho que Professores afirmam desenvolver; iii) identificar fatores potenciadores e inibidores do trabalho colaborativo docente; e iv) propor linhas orientadoras para a promoção de uma cultura de colaboração docente. Interesses de índole profissional estiveram, também, subjacentes à escolha da temática da presente dissertação. Percebemos que docentes e estudantes ao organizarem-se cooperativamente podem partilhar responsabilidades e vir a aprender e recriar a sua cultura. Para isso, há necessidade de os professores melhorarem a qualidade dos processos educativos, recriarem conceções diferentes de trabalho e organização e serem capazes de estabelecer novas relações com as diferentes formas de conhecimento. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2020 no Colégio Santa Doroteia do município do Lobito. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados vinte e dois (n=22) dos vinte e cinco (N=25) questionários administrados. A análise documental e a observação direta assumiram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação, constatou-se que o individualismo e a balcanização docentes imperam na escola em estudo, e que a colaboração docente é mais desejada do que propriamente vivenciada pelos professores participantes no estudo.
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