A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Daniela
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Taveira, Maria do Céu, Fernandes, Eugénia M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7447
Resumo: Apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior.
id RCAP_e08479354440dc8a29f08ed697f0f41c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertórioCareer construction and development in higher education: the use of inventories and the repertory gridCarreiraAvaliaçãoEnsino superiorApresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior.Psiquilíbrios EdiçõesUniversidade do MinhoSilva, Ana DanielaTaveira, Maria do CéuFernandes, Eugénia M.2006-102006-10-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7447porMACHADO, Carla [et al.], coord. – “Avaliação psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional Avaliação Psicológica, 11, Braga, Portugal, 2006”. Braga : Psiquilibrios, 2006. ISBN 978-972-98052-7-1.978-972-98052-7-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:43:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:43:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
Career construction and development in higher education: the use of inventories and the repertory grid
title A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
spellingShingle A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
Silva, Ana Daniela
Carreira
Avaliação
Ensino superior
title_short A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
title_full A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
title_fullStr A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
title_full_unstemmed A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
title_sort A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório
author Silva, Ana Daniela
author_facet Silva, Ana Daniela
Taveira, Maria do Céu
Fernandes, Eugénia M.
author_role author
author2 Taveira, Maria do Céu
Fernandes, Eugénia M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Daniela
Taveira, Maria do Céu
Fernandes, Eugénia M.
dc.subject.por.fl_str_mv Carreira
Avaliação
Ensino superior
topic Carreira
Avaliação
Ensino superior
description Apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10
2006-10-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7447
url http://hdl.handle.net/1822/7447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MACHADO, Carla [et al.], coord. – “Avaliação psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional Avaliação Psicológica, 11, Braga, Portugal, 2006”. Braga : Psiquilibrios, 2006. ISBN 978-972-98052-7-1.
978-972-98052-7-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Psiquilíbrios Edições
publisher.none.fl_str_mv Psiquilíbrios Edições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544399247114240