Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Carneiro
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21255
Resumo: A presente comunicação incide sobre o tema da gestão pessoal da carreira. Inicialmente, efetua-se uma breve revisão da literatura, salientando-se as mudanças operadas no mundo organizacional a partir de meados dos anos 50, os principais modelos de gestão pessoal da carreira vigentes, bem como, a importância e a necessidade do envolvimento dos profissionais de psicologia na avaliação de programas de intervenção no âmbito da gestão de careira. De seguida, apresenta-se um estudo empírico que teve como objetivo desenhar, implementar, e avaliar um racional de intervenção psicológica, com cariz preventivo e desenvolvimental, destinado a apoiar alunos de doutoramento e bolseiros de investigação científica. Este modelo de intervenção visa promover o autoconhecimento, a competência no desenho de objetivos de vida, a gestão do tempo e dos diferentes papéis de vida, bem como, outros aspetos que estão integrados no conceito de gestão de carreira, mantendo uma visão positiva acerca do futuro. Os resultados obtidos comprovam a eficácia desta prática de gestão pessoal da carreira, e reforçam a necessidade de se promover o sucesso e a eficácia das intervenções psicológicas a partir da especificidade de características e necessidades dos seus clientes.
id RCAP_b8aea7c45fff108f550ff8e474ec2174
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superiorGestão de carreiraEnsino superiorA presente comunicação incide sobre o tema da gestão pessoal da carreira. Inicialmente, efetua-se uma breve revisão da literatura, salientando-se as mudanças operadas no mundo organizacional a partir de meados dos anos 50, os principais modelos de gestão pessoal da carreira vigentes, bem como, a importância e a necessidade do envolvimento dos profissionais de psicologia na avaliação de programas de intervenção no âmbito da gestão de careira. De seguida, apresenta-se um estudo empírico que teve como objetivo desenhar, implementar, e avaliar um racional de intervenção psicológica, com cariz preventivo e desenvolvimental, destinado a apoiar alunos de doutoramento e bolseiros de investigação científica. Este modelo de intervenção visa promover o autoconhecimento, a competência no desenho de objetivos de vida, a gestão do tempo e dos diferentes papéis de vida, bem como, outros aspetos que estão integrados no conceito de gestão de carreira, mantendo uma visão positiva acerca do futuro. Os resultados obtidos comprovam a eficácia desta prática de gestão pessoal da carreira, e reforçam a necessidade de se promover o sucesso e a eficácia das intervenções psicológicas a partir da especificidade de características e necessidades dos seus clientes.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Joana Carneiro2017-01-17T16:02:17Z2012-092012-09-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21255porPINTO, Joana Carneiro - Gestão pessoal da carreira : apresentação de um estudo empírico no ensino superior. In ENCONTRO DE PSICOLOGIA DO ISLA, 1, Leiria, 2012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:17:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:17:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
title Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
spellingShingle Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
Pinto, Joana Carneiro
Gestão de carreira
Ensino superior
title_short Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
title_full Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
title_fullStr Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
title_full_unstemmed Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
title_sort Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superior
author Pinto, Joana Carneiro
author_facet Pinto, Joana Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de carreira
Ensino superior
topic Gestão de carreira
Ensino superior
description A presente comunicação incide sobre o tema da gestão pessoal da carreira. Inicialmente, efetua-se uma breve revisão da literatura, salientando-se as mudanças operadas no mundo organizacional a partir de meados dos anos 50, os principais modelos de gestão pessoal da carreira vigentes, bem como, a importância e a necessidade do envolvimento dos profissionais de psicologia na avaliação de programas de intervenção no âmbito da gestão de careira. De seguida, apresenta-se um estudo empírico que teve como objetivo desenhar, implementar, e avaliar um racional de intervenção psicológica, com cariz preventivo e desenvolvimental, destinado a apoiar alunos de doutoramento e bolseiros de investigação científica. Este modelo de intervenção visa promover o autoconhecimento, a competência no desenho de objetivos de vida, a gestão do tempo e dos diferentes papéis de vida, bem como, outros aspetos que estão integrados no conceito de gestão de carreira, mantendo uma visão positiva acerca do futuro. Os resultados obtidos comprovam a eficácia desta prática de gestão pessoal da carreira, e reforçam a necessidade de se promover o sucesso e a eficácia das intervenções psicológicas a partir da especificidade de características e necessidades dos seus clientes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2017-01-17T16:02:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21255
url http://hdl.handle.net/10400.14/21255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PINTO, Joana Carneiro - Gestão pessoal da carreira : apresentação de um estudo empírico no ensino superior. In ENCONTRO DE PSICOLOGIA DO ISLA, 1, Leiria, 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546861376962560