Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Silvânia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6921
Resumo: Esta dissertação centra-se no uso da iconografia: imagens, interpretações e nas novas abordagens no ensino de História nas escolas do ensino fundamental II de Simões-PI. O objetivo axial deste trabalho foi conhecer as possíveis dificuldades dos professores na abordagem das imagens em sala de aula. As interpretações e percepções dos docentes sobre a necessidade de adquirir competências para trabalhar a iconografia em sala de aula e também sobre o ensino e incentivo no uso da iconografia nos textos escritos. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, onde os dados foram coletados através de questionário com questões fechadas e abertas em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados obtidos demonstraram que os professores que responderam a esse questionário não exploram as possibilidades da iconografia no ensino de História e que demandam por uma formação nesta temática, de forma a poder trabalhar e explorar a iconografia, como ferramenta didática, mais assiduamente. Este trabalho reafirma a importância da iconografia nas aulas de História, sugerindo que, cada vez mais ela seja incorporada no cotidiano da sala de aula, desde as séries iniciais. Acredita-se assim que esta dissertação poderá contribuir com novas formas de se compreender a História.
id RCAP_e08780c00d90e2c3f624810ffa6c4e58
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de HistóriaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO DA HISTÓRIAICONOGRAFIAPROFESSORESEDUCATIONHISTORY TEACHINGICONOGRAPHYTEACHERSEsta dissertação centra-se no uso da iconografia: imagens, interpretações e nas novas abordagens no ensino de História nas escolas do ensino fundamental II de Simões-PI. O objetivo axial deste trabalho foi conhecer as possíveis dificuldades dos professores na abordagem das imagens em sala de aula. As interpretações e percepções dos docentes sobre a necessidade de adquirir competências para trabalhar a iconografia em sala de aula e também sobre o ensino e incentivo no uso da iconografia nos textos escritos. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, onde os dados foram coletados através de questionário com questões fechadas e abertas em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados obtidos demonstraram que os professores que responderam a esse questionário não exploram as possibilidades da iconografia no ensino de História e que demandam por uma formação nesta temática, de forma a poder trabalhar e explorar a iconografia, como ferramenta didática, mais assiduamente. Este trabalho reafirma a importância da iconografia nas aulas de História, sugerindo que, cada vez mais ela seja incorporada no cotidiano da sala de aula, desde as séries iniciais. Acredita-se assim que esta dissertação poderá contribuir com novas formas de se compreender a História.This dissertation seeks to bring to discussion, the principle use of iconography: images, interpretations and new approaches in teaching history in elementary schools Simões II-PI. The specific objectives intended to meet the possible difficulties of teachers in the classroom images approach. Interpretations and perceptions of these on the need for training on how to work the iconography in the classroom. And inda reflection on teaching and encouraging the use of Iconography in written texts. This was an exploratory and descriptive research, where the data were collected abeam questionnaire with closed and open questions involving teachers of these schools. The results showed that teachers who answered the questionnaire did not explore the iconography of possibilities in teaching history. Also that the same demand for training in the subject in order to be able to work and explore the iconography, as a teaching tool, more assiduously. This study reaffirms the importance of iconography in history classes, suggesting that each time is more incorporated into the classroom every day, from the initial series. It is believed this so contributing new ways to understand the story.2016-04-18T17:58:46Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6921TID:201174642porGomes, Silvânia Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:25.064739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
title Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
spellingShingle Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
Gomes, Silvânia Maria de Oliveira
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ICONOGRAFIA
PROFESSORES
EDUCATION
HISTORY TEACHING
ICONOGRAPHY
TEACHERS
title_short Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
title_full Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
title_fullStr Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
title_full_unstemmed Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
title_sort Iconografia : imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História
author Gomes, Silvânia Maria de Oliveira
author_facet Gomes, Silvânia Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Silvânia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ICONOGRAFIA
PROFESSORES
EDUCATION
HISTORY TEACHING
ICONOGRAPHY
TEACHERS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ICONOGRAFIA
PROFESSORES
EDUCATION
HISTORY TEACHING
ICONOGRAPHY
TEACHERS
description Esta dissertação centra-se no uso da iconografia: imagens, interpretações e nas novas abordagens no ensino de História nas escolas do ensino fundamental II de Simões-PI. O objetivo axial deste trabalho foi conhecer as possíveis dificuldades dos professores na abordagem das imagens em sala de aula. As interpretações e percepções dos docentes sobre a necessidade de adquirir competências para trabalhar a iconografia em sala de aula e também sobre o ensino e incentivo no uso da iconografia nos textos escritos. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, onde os dados foram coletados através de questionário com questões fechadas e abertas em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados obtidos demonstraram que os professores que responderam a esse questionário não exploram as possibilidades da iconografia no ensino de História e que demandam por uma formação nesta temática, de forma a poder trabalhar e explorar a iconografia, como ferramenta didática, mais assiduamente. Este trabalho reafirma a importância da iconografia nas aulas de História, sugerindo que, cada vez mais ela seja incorporada no cotidiano da sala de aula, desde as séries iniciais. Acredita-se assim que esta dissertação poderá contribuir com novas formas de se compreender a História.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18T17:58:46Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6921
TID:201174642
url http://hdl.handle.net/10437/6921
identifier_str_mv TID:201174642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131230749327360