O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033
Resumo: Esta pesquisa centra-se no estudo da iconografia: interpretações, imagens e novos questionamentos no ensino de história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados foram coletados através de consulta de várias literaturas relativas à temática em estudo, artigos, livros e pesquisas publicadas que possibilitassem que o estudo tomasse forma para ser fundamentado. O objetivo primordial foi investigar o uso da análise iconográfica como processo didático para o ensino-aprendizagem de história, apreendendo as interpretações dos autores analisados sobre a importância de adquirir competências para lidar com a iconografia em sala de aula, como também no que diz respeito à utilização da iconografia nos textos escritos dos livros didáticos. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso da iconografia no ensino de historia e de uma formação continuada acerca dessa temática por parte dos professores, sobretudo do ensino fundamental, para que possam trabalhar e explorar a iconografia como ferramenta didática de forma eficaz e sistemática nas aulas de historia, desde as series iniciais. Desse modo, entende-se que esta pesquisa poderá contribuir de forma positiva como novas formas de se compreender o uso das novas linguagens no ensino de História.
id UFCG_06f953de5632423215f2902ee1c9977f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6033
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.The use of iconography in history teaching: a bibliographical study.Ensino de históriaIconografiaEnsino-aprendizagemHistory teachingIconographyTeaching-learningHistória.Esta pesquisa centra-se no estudo da iconografia: interpretações, imagens e novos questionamentos no ensino de história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados foram coletados através de consulta de várias literaturas relativas à temática em estudo, artigos, livros e pesquisas publicadas que possibilitassem que o estudo tomasse forma para ser fundamentado. O objetivo primordial foi investigar o uso da análise iconográfica como processo didático para o ensino-aprendizagem de história, apreendendo as interpretações dos autores analisados sobre a importância de adquirir competências para lidar com a iconografia em sala de aula, como também no que diz respeito à utilização da iconografia nos textos escritos dos livros didáticos. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso da iconografia no ensino de historia e de uma formação continuada acerca dessa temática por parte dos professores, sobretudo do ensino fundamental, para que possam trabalhar e explorar a iconografia como ferramenta didática de forma eficaz e sistemática nas aulas de historia, desde as series iniciais. Desse modo, entende-se que esta pesquisa poderá contribuir de forma positiva como novas formas de se compreender o uso das novas linguagens no ensino de História.This research focuses on the study of iconography: interpretations, images and new questions in the teaching of history. This is a bibliographical research, in which the data were collected through consultation of several literature related to the subject in study, articles, books and published research that allowed the study to take shape to be grounded. The main objective was to investigate the use of iconographic analysis as a didactic process for teaching-learning history, seizing the interpretations of the analyzed authors about the importance of acquiring skills to deal with iconography in the classroom, as well as with regard to Use of iconography in the textbooks of textbooks. The results obtained demonstrated the importance of the use of iconography in the teaching of history and of a continuous formation on this theme by the teachers, especially of elementary school, so that they can work and explore the iconography as a didactic tool in an effective and systematic way in the classes Of history, since the initial series. Thus, it is understood that this research can contribute positively as new ways of understanding the use of the new languages in the teaching of HistoryUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFORTUNATO, Maria Lucinete.FORTUNATO, Maria Lucinete.http://lattes.cnpq.br/0372177131712462VIEIRA, Silvana.SANTANA, Rosemere Olímpio de.NOVAES, Sarah Joama Fragoso.2017-042019-08-20T15:26:29Z2019-08-202019-08-20T15:26:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033NOVAES, Sarah Joama Fragoso. O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-08T13:19:51Zoai:localhost:riufcg/6033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-08T13:19:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
The use of iconography in history teaching: a bibliographical study.
title O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
spellingShingle O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
Ensino de história
Iconografia
Ensino-aprendizagem
History teaching
Iconography
Teaching-learning
História.
title_short O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
title_full O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
title_fullStr O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
title_full_unstemmed O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
title_sort O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
author NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
author_facet NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FORTUNATO, Maria Lucinete.
FORTUNATO, Maria Lucinete.
http://lattes.cnpq.br/0372177131712462
VIEIRA, Silvana.
SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Iconografia
Ensino-aprendizagem
History teaching
Iconography
Teaching-learning
História.
topic Ensino de história
Iconografia
Ensino-aprendizagem
History teaching
Iconography
Teaching-learning
História.
description Esta pesquisa centra-se no estudo da iconografia: interpretações, imagens e novos questionamentos no ensino de história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados foram coletados através de consulta de várias literaturas relativas à temática em estudo, artigos, livros e pesquisas publicadas que possibilitassem que o estudo tomasse forma para ser fundamentado. O objetivo primordial foi investigar o uso da análise iconográfica como processo didático para o ensino-aprendizagem de história, apreendendo as interpretações dos autores analisados sobre a importância de adquirir competências para lidar com a iconografia em sala de aula, como também no que diz respeito à utilização da iconografia nos textos escritos dos livros didáticos. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso da iconografia no ensino de historia e de uma formação continuada acerca dessa temática por parte dos professores, sobretudo do ensino fundamental, para que possam trabalhar e explorar a iconografia como ferramenta didática de forma eficaz e sistemática nas aulas de historia, desde as series iniciais. Desse modo, entende-se que esta pesquisa poderá contribuir de forma positiva como novas formas de se compreender o uso das novas linguagens no ensino de História.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2019-08-20T15:26:29Z
2019-08-20
2019-08-20T15:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033
NOVAES, Sarah Joama Fragoso. O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033
identifier_str_mv NOVAES, Sarah Joama Fragoso. O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387722182656