Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Formosinho, Maria das Dores, Fonseca, António Castro, Oliveira, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/45686
Resumo: Utilizando dados de um estudo longitudinal no qual várias centenas de alunos foram seguidos desde os primeiros anos do ensino básico até aos últimos anos da vintena, coincidente com o período do Processo de Bolonha, esta comunicação tem como principal objetivo explorar o impacto que a conclusão de um curso superior terá nos primeiros anos da adultez, em Portugal, designadamente, na participação cívica e Satisfação com a vida. Para tal os participantes foram distribuídos em dois grupos (os que concluíram um curso superior e os que não o concluíram) e comparados em diversas medidas relativas aos domínios em estudo. O impacto do ensino superior fez-se sentir no nível de participação cívica dos jovens adultos e em alguns dos seus componentes, em particular quanto a expressar opinião pública, realizar voluntariado e recolher bens para instituições. No campo dos benefícios não materiais, devemos também assinalar as diferenças relativamente à Satisfação com a Vida. Palavras-chave: ensino superior, benefícios, participação cívica, satisfação com a vida, jovem adultez.
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