Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/45686 |
Resumo: | Utilizando dados de um estudo longitudinal no qual várias centenas de alunos foram seguidos desde os primeiros anos do ensino básico até aos últimos anos da vintena, coincidente com o período do Processo de Bolonha, esta comunicação tem como principal objetivo explorar o impacto que a conclusão de um curso superior terá nos primeiros anos da adultez, em Portugal, designadamente, na participação cívica e Satisfação com a vida. Para tal os participantes foram distribuídos em dois grupos (os que concluíram um curso superior e os que não o concluíram) e comparados em diversas medidas relativas aos domínios em estudo. O impacto do ensino superior fez-se sentir no nível de participação cívica dos jovens adultos e em alguns dos seus componentes, em particular quanto a expressar opinião pública, realizar voluntariado e recolher bens para instituições. No campo dos benefícios não materiais, devemos também assinalar as diferenças relativamente à Satisfação com a Vida. Palavras-chave: ensino superior, benefícios, participação cívica, satisfação com a vida, jovem adultez. |
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Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?Ensino SuperiorParticipação CívicaSatisfação com a VidaUtilizando dados de um estudo longitudinal no qual várias centenas de alunos foram seguidos desde os primeiros anos do ensino básico até aos últimos anos da vintena, coincidente com o período do Processo de Bolonha, esta comunicação tem como principal objetivo explorar o impacto que a conclusão de um curso superior terá nos primeiros anos da adultez, em Portugal, designadamente, na participação cívica e Satisfação com a vida. Para tal os participantes foram distribuídos em dois grupos (os que concluíram um curso superior e os que não o concluíram) e comparados em diversas medidas relativas aos domínios em estudo. O impacto do ensino superior fez-se sentir no nível de participação cívica dos jovens adultos e em alguns dos seus componentes, em particular quanto a expressar opinião pública, realizar voluntariado e recolher bens para instituições. No campo dos benefícios não materiais, devemos também assinalar as diferenças relativamente à Satisfação com a Vida. Palavras-chave: ensino superior, benefícios, participação cívica, satisfação com a vida, jovem adultez.In C. A. Gomes,M. Figueiredo, H. Ramalho &, J Rocha, Atas do XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação.2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/45686http://hdl.handle.net/10316/45686por978-989-96261-6-4Reis, Carlos Francisco de SousaFormosinho, Maria das DoresFonseca, António CastroOliveira, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-27T16:14:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/45686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:07.461697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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