Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2720 |
Resumo: | Com este estudo pretende-se avaliar as competências emocionais e o sentimento psicológico de comunidade nos estudantes dos países PALOP e CPLP a frequentar o ensino superior na Universidade de Beira Interior (UBI). Propõe-se a comparação dos resultados nestas variáveis entre géneros, idade, nacionalidade e em função do tempo de frequência na UBI. A amostra do estudo é composta por 153 estudantes dos países CPLP e PALOP, sendo, 72 do sexo feminino e 81 do sexo masculino, pertencentes aos seguintes países: Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné - Bissau, Timor, São-Tomé e Príncipe, Brasil (49,7%) e Portugal (50,3%). A média das idades é de 22,62 anos e o D.P. é de 3,74 anos. Utiliza-se a Escala Breve do Sentido de Comunidade (EBSC) (Lind & Marante, 2010) e a Escala da Importância da Comunidade (EIC) (Moreira & Lind, 2010), a Escala de Competências Emocionais (QCE) (Faria & Santos, 2001) e um questionário de dados. Os participantes deste estudo evidenciam boas competências emocionais (M= 199,46;DP = 22,82; mediana 201,50) para uma mediana teórica de 159. As pontuações médias no sentimento psicológico de comunidade (EBSC total), são M= 28,41 (DP = 4,43) e mediana 29, para uma mediana teórica de 24, pelo que evidenciam um bom sentimento psicológico de comunidade. Quanto a importância da comunidade, os valores médios são de 6,32 (DP =1,58; mediana 6). A mediana teórica é de 7, pelo que atribuem uma importância relativa à comunidade. Verifica-se que não existem diferenças estatisticamente significativas nas competências emocionais entre as variáveis género, idade, e tempo de frequência na universidade e as escalas. Observa-se que no sentido psicológico de comunidade existem diferenças estatisticamente significativas entre os países PALOP e CPLP não portugueses (M=26,86;DP=4,11) e portugueses (M= 29,92; DP=4,23). Também se verificam diferenças estatisticamente significativas na importância atribuída a comunidade, sendo os estudantes portugueses aqueles que atribuem maior importância a comunidade (M=6,77; DP=1,59) comparativamente com os estudantes dos países PALOP e CPLP não portugueses (M= 5,86; DP=1,45). Verificou-se ainda uma relação preditiva entre o sentimento psicológico de comunidade e as competências emocionais. Em suma, o sentimento psicológico de comunidade parece contribuir para a melhoria do bem-estar físico e psicológico do indivíduo, assim como possibilita aos indivíduos uma boa convivência em comunidade/sociedade. |
id |
RCAP_7b034e3e6b3181fe31c0e58a95d210e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2720 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBIParticipação cívicaInteligência emocionalCom este estudo pretende-se avaliar as competências emocionais e o sentimento psicológico de comunidade nos estudantes dos países PALOP e CPLP a frequentar o ensino superior na Universidade de Beira Interior (UBI). Propõe-se a comparação dos resultados nestas variáveis entre géneros, idade, nacionalidade e em função do tempo de frequência na UBI. A amostra do estudo é composta por 153 estudantes dos países CPLP e PALOP, sendo, 72 do sexo feminino e 81 do sexo masculino, pertencentes aos seguintes países: Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné - Bissau, Timor, São-Tomé e Príncipe, Brasil (49,7%) e Portugal (50,3%). A média das idades é de 22,62 anos e o D.P. é de 3,74 anos. Utiliza-se a Escala Breve do Sentido de Comunidade (EBSC) (Lind & Marante, 2010) e a Escala da Importância da Comunidade (EIC) (Moreira & Lind, 2010), a Escala de Competências Emocionais (QCE) (Faria & Santos, 2001) e um questionário de dados. Os participantes deste estudo evidenciam boas competências emocionais (M= 199,46;DP = 22,82; mediana 201,50) para uma mediana teórica de 159. As pontuações médias no sentimento psicológico de comunidade (EBSC total), são M= 28,41 (DP = 4,43) e mediana 29, para uma mediana teórica de 24, pelo que evidenciam um bom sentimento psicológico de comunidade. Quanto a importância da comunidade, os valores médios são de 6,32 (DP =1,58; mediana 6). A mediana teórica é de 7, pelo que atribuem uma importância relativa à comunidade. Verifica-se que não existem diferenças estatisticamente significativas nas competências emocionais entre as variáveis género, idade, e tempo de frequência na universidade e as escalas. Observa-se que no sentido psicológico de comunidade existem diferenças estatisticamente significativas entre os países PALOP e CPLP não portugueses (M=26,86;DP=4,11) e portugueses (M= 29,92; DP=4,23). Também se verificam diferenças estatisticamente significativas na importância atribuída a comunidade, sendo os estudantes portugueses aqueles que atribuem maior importância a comunidade (M=6,77; DP=1,59) comparativamente com os estudantes dos países PALOP e CPLP não portugueses (M= 5,86; DP=1,45). Verificou-se ainda uma relação preditiva entre o sentimento psicológico de comunidade e as competências emocionais. Em suma, o sentimento psicológico de comunidade parece contribuir para a melhoria do bem-estar físico e psicológico do indivíduo, assim como possibilita aos indivíduos uma boa convivência em comunidade/sociedade.Esgalhado, Maria da Graça ProençauBibliorumMartins, Eliane Patricia Morais Fonseca2014-11-27T18:05:11Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:21.254085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
title |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
spellingShingle |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI Martins, Eliane Patricia Morais Fonseca Participação cívica Inteligência emocional |
title_short |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
title_full |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
title_fullStr |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
title_full_unstemmed |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
title_sort |
Competências emocionais e sentimento psicológico de comunidade de estudantes pertencentes aos países PALOP e CPLP da UBI |
author |
Martins, Eliane Patricia Morais Fonseca |
author_facet |
Martins, Eliane Patricia Morais Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esgalhado, Maria da Graça Proença uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Eliane Patricia Morais Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação cívica Inteligência emocional |
topic |
Participação cívica Inteligência emocional |
description |
Com este estudo pretende-se avaliar as competências emocionais e o sentimento psicológico de comunidade nos estudantes dos países PALOP e CPLP a frequentar o ensino superior na Universidade de Beira Interior (UBI). Propõe-se a comparação dos resultados nestas variáveis entre géneros, idade, nacionalidade e em função do tempo de frequência na UBI. A amostra do estudo é composta por 153 estudantes dos países CPLP e PALOP, sendo, 72 do sexo feminino e 81 do sexo masculino, pertencentes aos seguintes países: Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné - Bissau, Timor, São-Tomé e Príncipe, Brasil (49,7%) e Portugal (50,3%). A média das idades é de 22,62 anos e o D.P. é de 3,74 anos. Utiliza-se a Escala Breve do Sentido de Comunidade (EBSC) (Lind & Marante, 2010) e a Escala da Importância da Comunidade (EIC) (Moreira & Lind, 2010), a Escala de Competências Emocionais (QCE) (Faria & Santos, 2001) e um questionário de dados. Os participantes deste estudo evidenciam boas competências emocionais (M= 199,46;DP = 22,82; mediana 201,50) para uma mediana teórica de 159. As pontuações médias no sentimento psicológico de comunidade (EBSC total), são M= 28,41 (DP = 4,43) e mediana 29, para uma mediana teórica de 24, pelo que evidenciam um bom sentimento psicológico de comunidade. Quanto a importância da comunidade, os valores médios são de 6,32 (DP =1,58; mediana 6). A mediana teórica é de 7, pelo que atribuem uma importância relativa à comunidade. Verifica-se que não existem diferenças estatisticamente significativas nas competências emocionais entre as variáveis género, idade, e tempo de frequência na universidade e as escalas. Observa-se que no sentido psicológico de comunidade existem diferenças estatisticamente significativas entre os países PALOP e CPLP não portugueses (M=26,86;DP=4,11) e portugueses (M= 29,92; DP=4,23). Também se verificam diferenças estatisticamente significativas na importância atribuída a comunidade, sendo os estudantes portugueses aqueles que atribuem maior importância a comunidade (M=6,77; DP=1,59) comparativamente com os estudantes dos países PALOP e CPLP não portugueses (M= 5,86; DP=1,45). Verificou-se ainda uma relação preditiva entre o sentimento psicológico de comunidade e as competências emocionais. Em suma, o sentimento psicológico de comunidade parece contribuir para a melhoria do bem-estar físico e psicológico do indivíduo, assim como possibilita aos indivíduos uma boa convivência em comunidade/sociedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-11-27T18:05:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2720 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136340822982656 |