O papel dos influenciadores digitais no envolvimento dos clientes e na intenção de compra da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38955
Resumo: É indiscutível o impacto da Internet na vida dos consumidores. A rede que inicialmente permite fazer pesquisas está em constante evolução , permitindo que as pessoas consigam satisfazer certas necessidades recorrendo ao meio digital, como fazer compras, criar e consumir e avaliar outras pessoas e produtos. Com esta oferta surgiu a necessidade de os consumidores obterem cada vez mais informações e opiniões sobre produtos e marcas. Para suprimir esta necessidade muitas empresas têm optado pelo marketing de influência, através de influencers, de modo o pensamento do consumidor no sentido de aumentar o valor da marca e a intenção de compra dos seus produtos.Este estudo pretende compreender qual o papel destes influencers no envolvimento dos clientes e na intenção de compra da marca. Para tal, foi realizado um inquérito a 122 participantes, de forma a apurar se os influenciadores digitais impactam a opinião dos consumidores e os motivam a identificar-se com uma certa marca e a comprar da mesma. Os resultados obtidos permitiram confirmar todas as hipóteses proposta,provando que credibilidade do influenciador aumenta a influência percebida e a intenção de compra da marca, bem como o E-WOM e o envolvimento com a marca geram maior valor sobre a mesma. Em suma, foi possível concluir que os influenciadores digitais têm um papel positivo no envolvimento dos clientes com a marca e na sua intenção de compra da mesma.
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