Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Daniela Filipa Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4510
Resumo: Resumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.
id RCAP_e098b228b0d8180c81326fccb3011058
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4510
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básicoMotivação para a leituraEnvolvimento parentalEnsino da leitura1.º Ciclo do Ensino BásicoMotivation for readingReading instructionParental involvementPrimary SchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoResumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.Abstract This final report was written as part of the Master degree Pre-School Education and Primary School Teaching and aims to highlight the path along the supervised practice, including the research work. This report is divided into two parts: the first part focuses on the skills acquired in the curricular units of Supervised Teaching Practice II and III, which took place in Pre-School Education and Primary School Teaching, respectively; in the second part, we present our research on the representations of the motivation in a Primary School Children to read. The investigation on “Supervised Teaching Practice and Representations about motivation in Primary School children to read”, presented in this report focuses on these two contexts: school and family. The study's main purpose is to understand how the class teacher and the family where the children are inserted can motivate the children to read, so that they might become active readers, as adults. Thus, we carried out an investigation based on a case study framework, focusing on this theme. The participants of this study were Primary School pupils, and data collection was gathered in a 2nd grade group, in order to obtain results towards a conclusion of the investigation. We can therefore conclude that our participants (students, guardians and teachers) were regular readers.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesMelão, DulceRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRodrigues, Daniela Filipa Pereira2017-03-21T16:06:52Z2015-05-132015-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4510TID:201650347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:16Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:05.348806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
Rodrigues, Daniela Filipa Pereira
Motivação para a leitura
Envolvimento parental
Ensino da leitura
1.º Ciclo do Ensino Básico
Motivation for reading
Reading instruction
Parental involvement
Primary School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_full Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
title_sort Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básico
author Rodrigues, Daniela Filipa Pereira
author_facet Rodrigues, Daniela Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balula, João Paulo Rodrigues
Melão, Dulce
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Daniela Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação para a leitura
Envolvimento parental
Ensino da leitura
1.º Ciclo do Ensino Básico
Motivation for reading
Reading instruction
Parental involvement
Primary School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação para a leitura
Envolvimento parental
Ensino da leitura
1.º Ciclo do Ensino Básico
Motivation for reading
Reading instruction
Parental involvement
Primary School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Resumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-13
2015-05-13T00:00:00Z
2017-03-21T16:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4510
TID:201650347
url http://hdl.handle.net/10400.19/4510
identifier_str_mv TID:201650347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130899766312960