O envolvimento parental no desenvolvimento da leitura: Uma perspectiva de pais e professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2758 |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir para a compreensão das representações que os pais e professores têm do ensino da leitura e do envolvimento parental no desenvolvimento desta competência, unanimemente considerada como da maior importância para o desenvolvimento, pessoal e social de todo o ser humano. Sendo uma competência relevante para todos nós, por um lado, são vários os estudos quer nacionais quer internacionais que referem dificuldades dos alunos portugueses em compreensão na leitura e, por outro, são inúmeras as investigações que concluíram que a criança, antes de se confrontar com o ensino formal da leitura, desenvolveu já um conjunto de mecanismos e comportamentos favoráveis à leitura emergente. Deste modo, com o presente estudo pretendemos essencialmente: i) verificar o que pensam os pais sobre o ensino da leitura desenvolvido na escola ii) verificar o seu papel, enquanto mediadores do futuro aprendiz de leitor, como facilitadores do desenvolvimento da leitura; iii) analisar as representações que os professores têm sobre o envolvimento parental no desenvolvimento da leitura e a forma como potenciam ou valorizam essa participação. Com a prossecução dos objectivos anteriores, pretendemos analisar as condições facilitadoras da aprendizagem da leitura e promover o desenvolvimento, nos alunos, de um projecto pessoal de leitor. Assim, as questões a que pretendemos dar resposta são: Cabendo à Escola o papel primordial no ensino da leitura, será que o envolvimento da família é importante para o desenvolvimento desta competência? Sendo importante o envolvimento parental, será que quer os pais quer os professores estão conscientes dessa importância e lhe dão a devida relevância na abordagem ao ensino da leitura? O estudo que suporta o presente trabalho centra-se na elaboração e aplicação de inquéritos por questionários, quer aos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico quer aos pais de alunos do 1.º e 2.ºanos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na análise dos dados, optámos por uma abordagem com alguns itens de avaliação qualitativa mas em que o cariz predominante é quantitativo, com posterior análise estatística descritiva inferencial dos dados recolhidos. |
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O envolvimento parental no desenvolvimento da leitura: Uma perspectiva de pais e professoresformação de leitoresleiturafactores preditores da leituraensino da leituraenvolvimento parentalteaching readingreadingpredictors of readingparental involvementtraining of readersEste trabalho visa contribuir para a compreensão das representações que os pais e professores têm do ensino da leitura e do envolvimento parental no desenvolvimento desta competência, unanimemente considerada como da maior importância para o desenvolvimento, pessoal e social de todo o ser humano. Sendo uma competência relevante para todos nós, por um lado, são vários os estudos quer nacionais quer internacionais que referem dificuldades dos alunos portugueses em compreensão na leitura e, por outro, são inúmeras as investigações que concluíram que a criança, antes de se confrontar com o ensino formal da leitura, desenvolveu já um conjunto de mecanismos e comportamentos favoráveis à leitura emergente. Deste modo, com o presente estudo pretendemos essencialmente: i) verificar o que pensam os pais sobre o ensino da leitura desenvolvido na escola ii) verificar o seu papel, enquanto mediadores do futuro aprendiz de leitor, como facilitadores do desenvolvimento da leitura; iii) analisar as representações que os professores têm sobre o envolvimento parental no desenvolvimento da leitura e a forma como potenciam ou valorizam essa participação. Com a prossecução dos objectivos anteriores, pretendemos analisar as condições facilitadoras da aprendizagem da leitura e promover o desenvolvimento, nos alunos, de um projecto pessoal de leitor. Assim, as questões a que pretendemos dar resposta são: Cabendo à Escola o papel primordial no ensino da leitura, será que o envolvimento da família é importante para o desenvolvimento desta competência? Sendo importante o envolvimento parental, será que quer os pais quer os professores estão conscientes dessa importância e lhe dão a devida relevância na abordagem ao ensino da leitura? O estudo que suporta o presente trabalho centra-se na elaboração e aplicação de inquéritos por questionários, quer aos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico quer aos pais de alunos do 1.º e 2.ºanos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na análise dos dados, optámos por uma abordagem com alguns itens de avaliação qualitativa mas em que o cariz predominante é quantitativo, com posterior análise estatística descritiva inferencial dos dados recolhidos.Abstract This work aims to contribute to the understanding of representations that parents and teachers are teaching reading and parental involvement in developing this competence, universally regarded as of major importance for development, personal and social development of every human being. As a competence relevant to us all, on the one hand, several studies of national and international concern that students' difficulties in reading comprehension in Portuguese and, secondly, there are numerous investigations that concluded that the child before confronting the formal teaching of reading, has already developed a set of mechanisms and emergent behaviors will be learning of reading competence. Thus, the present study we intend to primarily: i) review the latest literature and systematize what these studies have concluded about the teaching of reading; ii) to verify what they think their parents about the teaching of reading done at school iii) check their role as mediators of the future apprentice reader, as facilitators of reading development, iv) analyze the representations that teachers have on parent involvement in reading development and how potentiate or value this participation. With the achievement of previous targets, we intend to analyze the conditions and facilitates learning to read, and explore the creation of a personal project of students in the reader. Thus, the issues that we intend to answer are: Fitting the School role in the teaching of reading, is the family involvement is important to develop this competence? Parental involvement is important, it will be whatever the parents want the teachers are aware of its importance and give due importance in the approach to teach reading? The study that supports this work focuses on developing and implementing surveys, questionnaires, or to elementary school teachers want parents of students in the 1st and 2nd grade of a Group of Schools in the district of Viseu. In data analysis, we chose an approach has several items for qualitative assessment but that the nature is predominantly quantitative, with descriptive statistical analysis of collected data.Balula, João Paulo RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, António Marcelino2015-04-08T15:56:48Z20112015-032011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2758TID:201063352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:03Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:54.028352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho visa contribuir para a compreensão das representações que os pais e professores têm do ensino da leitura e do envolvimento parental no desenvolvimento desta competência, unanimemente considerada como da maior importância para o desenvolvimento, pessoal e social de todo o ser humano. Sendo uma competência relevante para todos nós, por um lado, são vários os estudos quer nacionais quer internacionais que referem dificuldades dos alunos portugueses em compreensão na leitura e, por outro, são inúmeras as investigações que concluíram que a criança, antes de se confrontar com o ensino formal da leitura, desenvolveu já um conjunto de mecanismos e comportamentos favoráveis à leitura emergente. Deste modo, com o presente estudo pretendemos essencialmente: i) verificar o que pensam os pais sobre o ensino da leitura desenvolvido na escola ii) verificar o seu papel, enquanto mediadores do futuro aprendiz de leitor, como facilitadores do desenvolvimento da leitura; iii) analisar as representações que os professores têm sobre o envolvimento parental no desenvolvimento da leitura e a forma como potenciam ou valorizam essa participação. Com a prossecução dos objectivos anteriores, pretendemos analisar as condições facilitadoras da aprendizagem da leitura e promover o desenvolvimento, nos alunos, de um projecto pessoal de leitor. Assim, as questões a que pretendemos dar resposta são: Cabendo à Escola o papel primordial no ensino da leitura, será que o envolvimento da família é importante para o desenvolvimento desta competência? Sendo importante o envolvimento parental, será que quer os pais quer os professores estão conscientes dessa importância e lhe dão a devida relevância na abordagem ao ensino da leitura? O estudo que suporta o presente trabalho centra-se na elaboração e aplicação de inquéritos por questionários, quer aos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico quer aos pais de alunos do 1.º e 2.ºanos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na análise dos dados, optámos por uma abordagem com alguns itens de avaliação qualitativa mas em que o cariz predominante é quantitativo, com posterior análise estatística descritiva inferencial dos dados recolhidos. |
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