Sistema de apoio ao ensino de diagramas de actividades da UML – Decisões e cenários alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Carlos Rodrigues Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/267
Resumo: Na actualidade, com o constante desenvolvimento das Tecnologias da Informação, verifica-se uma forte presença das mesmas nas organizações e até nas nossas casas. Por questões de sobrevivência e competitividade do mercado, as organizações já dependem em larga escala dos seus Sistemas de Informação e para que se mantenha uma resposta adequada ao mercado é fulcral melhorar constantemente a qualidade do software. Para isso é extremamente importante fazer uso de técnicas de planeamento e modelação de software e assim evitar falhas e custos de desenvolvimento e melhorar o cumprimento dos prazos de entrega dos mesmos. Dos vários tipos de diagramas disponibilizados pela Unified Modeling Language (UML), os diagramas de actividades são dos mais recentes, mas já reconhecidos pela UML como um tipo de diagramas útil e fiável na modelação de software, o que traduz a importância da inclusão dos diagramas de actividades no ensino da Engenharia de Software. Tal como no ensino de vários dos diagramas da UML, também no ensino dos diagramas de actividades se verificam dificuldades por parte dos alunos, ao nível da compreensão dos mesmos e dos seus objectivos, muito por culpa dos currículos dos cursos onde a UML é estudada, que por várias razões não disponibilizam o tempo necessário para a prática do desenvolvimento de diagramas de actividades. Por outro lado, a simulação de casos reais em ambientes virtuais, recorrendo ao mais recente software, tem demonstrado melhorias na aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas, em menos tempo e com mais motivação dos alunos que estudam determinada área. Por este facto, fica clara a importância de desenvolver ferramentas de simulação que permitam apoiar o ensino dos diagramas de actividades, familiarizando os alunos com a técnica e incutindo-lhes a importância da sua utilização na modelação de software. Assim, surge a oportunidade de desenvolver um sistema de apoio ao ensino de diagramas de actividades da UML, que contemple as regras e sintaxe da mesma. Neste caso específico deu-se especial interesse ao estudo das decisões e cenários alternativos presentes nos diagramas de actividades, tentando fazer um correcto levantamento da sua utilidade e forma de facilitar o seu entendimento por parte dos alunos da Engenharia de Software.
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Dos vários tipos de diagramas disponibilizados pela Unified Modeling Language (UML), os diagramas de actividades são dos mais recentes, mas já reconhecidos pela UML como um tipo de diagramas útil e fiável na modelação de software, o que traduz a importância da inclusão dos diagramas de actividades no ensino da Engenharia de Software. Tal como no ensino de vários dos diagramas da UML, também no ensino dos diagramas de actividades se verificam dificuldades por parte dos alunos, ao nível da compreensão dos mesmos e dos seus objectivos, muito por culpa dos currículos dos cursos onde a UML é estudada, que por várias razões não disponibilizam o tempo necessário para a prática do desenvolvimento de diagramas de actividades. Por outro lado, a simulação de casos reais em ambientes virtuais, recorrendo ao mais recente software, tem demonstrado melhorias na aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas, em menos tempo e com mais motivação dos alunos que estudam determinada área. Por este facto, fica clara a importância de desenvolver ferramentas de simulação que permitam apoiar o ensino dos diagramas de actividades, familiarizando os alunos com a técnica e incutindo-lhes a importância da sua utilização na modelação de software. Assim, surge a oportunidade de desenvolver um sistema de apoio ao ensino de diagramas de actividades da UML, que contemple as regras e sintaxe da mesma. Neste caso específico deu-se especial interesse ao estudo das decisões e cenários alternativos presentes nos diagramas de actividades, tentando fazer um correcto levantamento da sua utilidade e forma de facilitar o seu entendimento por parte dos alunos da Engenharia de Software.Nowadays, with the constant development of Information Technology, there is a strong presence of it in organizations and even in our homes. For reasons of survival and competitiveness of the market, organizations now depend on a large scale of its Information Systems, to keep an adequate response to the market is key to constantly improve the quality of software. Thus, it is extremely important to use planning techniques and software modeling to avoid failures, increased development costs and to improve delivery deadline compliance. Of the various types of diagrams available for the Unified Modeling Language (UML) activity diagrams are the most recent, but already recognized by the UML as a useful and reliable type of diagrams in software modeling, which shows the importance of including activity diagrams in Software Engineering learning. As in several UML diagrams, difficulties may occur in understanding activity diagrams by the students, in comprehending the diagrams and their objectives, much to blame on the curricula of courses where the UML is studied, which for various reasons do not provide the necessary time to practice the development of activity diagrams. Furthermore, simulating real cases in virtual environments, using the latest software, has shown improvements in learning and refinement of techniques in less time and with greater motivation of students who study the area. For this, it is important to develop simulation tools to support teaching of activity diagrams, familiarizing students with the technique and instilling them the importance of its use in software modeling. Thus arises the opportunity to develop a system to support teaching UML’s activity diagrams, which includes its rules and syntax. In this particular case we gave emphasis to studying decision and alternative scenarios in activity diagrams, trying to make a proper survey of its usefulness and how it facilitates understanding by students of Software Engineering.2010-09-14T14:58:59Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/267porMatias, Carlos Rodrigues Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:12.041431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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