A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bárbara Roxane Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37802
Resumo: A evolução das novas tecnologias trouxe consigo o crescimento e evolução das redes sociais e novas formas de as pessoas comunicarem com os outros, mudando os paradigmas da comunicação. Consequentemente, algumas profissões tiveram que se saber adaptar a este novo sistema e meio de comunicação, entre elas, os profissionais do jornalismo. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel dos jornalistas, mais concretamente, jornalistas de entretenimento e revistas de entretenimento, diante da evolução da Internet e com ela a evolução das celebridades contemporâneas e, responder a questões acerca de como os meios de comunicação se adaptaram e adaptam a estas novas celebridades e vice-versa. Visou-se, através de entrevistas e análise de conteúdo a notícias e Instagram, apurar se existe alguma linearidade na construção de notícias sobre influenciadores, tendo em conta a sua imagem no Instagram e se o chamado Jornalismo de Entretenimento se está a focar mais nestas celebridades contemporâneas ou se será apenas uma fase de uma nova geração e tempo. Com esta investigação, foi possível perceber que as celebridades contemporâneas – ditos influenciadores digitais – são mencionadas em notícias, simplesmente, mas não só, porque as mesmas retratam os assuntos da atualidade e da sociedade. Quer isto dizer que as celebridades tradicionais não serão esquecidas e, que mais tarde, poderá vir a haver uma diluição destes dois termos. Constatou-se ainda que a imagem e linguagem das celebridades contemporâneas no Instagram, personalidade, projetos e ideias são fulcrais para os conteúdos jornalísticos.
id RCAP_e0a994569a90280efd6ee82842c23ea9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitaisInfluenciadores digitaisCelebridades contemporâneasComunicação em redeContexto digitalRedes sociaisInstagramJornalistasCelebridades tradicionaisJornalismo de entretenimentoDigital influencersContemporary celebritiesNetwork communicationDigital contextSocial mediaJournalistsTraditional celebritiesEntertainment journalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA evolução das novas tecnologias trouxe consigo o crescimento e evolução das redes sociais e novas formas de as pessoas comunicarem com os outros, mudando os paradigmas da comunicação. Consequentemente, algumas profissões tiveram que se saber adaptar a este novo sistema e meio de comunicação, entre elas, os profissionais do jornalismo. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel dos jornalistas, mais concretamente, jornalistas de entretenimento e revistas de entretenimento, diante da evolução da Internet e com ela a evolução das celebridades contemporâneas e, responder a questões acerca de como os meios de comunicação se adaptaram e adaptam a estas novas celebridades e vice-versa. Visou-se, através de entrevistas e análise de conteúdo a notícias e Instagram, apurar se existe alguma linearidade na construção de notícias sobre influenciadores, tendo em conta a sua imagem no Instagram e se o chamado Jornalismo de Entretenimento se está a focar mais nestas celebridades contemporâneas ou se será apenas uma fase de uma nova geração e tempo. Com esta investigação, foi possível perceber que as celebridades contemporâneas – ditos influenciadores digitais – são mencionadas em notícias, simplesmente, mas não só, porque as mesmas retratam os assuntos da atualidade e da sociedade. Quer isto dizer que as celebridades tradicionais não serão esquecidas e, que mais tarde, poderá vir a haver uma diluição destes dois termos. Constatou-se ainda que a imagem e linguagem das celebridades contemporâneas no Instagram, personalidade, projetos e ideias são fulcrais para os conteúdos jornalísticos.The evolution of news technologies brought the growth and evolution of social media and new ways on how to communicate with others, changing communication paradigms. Consequently, some professions had to learn on how to adapt to this new method and system of communication, among them, journalists. Therefore, the present work aims to reflect on the role of journalists, more concretely, entertainment journalists and entertainment magazines, in the face of evolution of the Internet and with it the evolution of contemporary celebrities and, answer questions about how the media have adapted and adapt to these new celebrities and vice-versa. The goal was, through interviews and content analysis to news and Instagram posts, to find out it there is any linearity in the construction of news about influencers, taking into account their image in Instagram and if the so-called entertainment journalism is focusing more on these contemporary celebrities or if it will just be a phase of a news generation and time. With this dissertation, it was possible to realize that contemporary celebrities – the so called digital influencers – are mentioned in the news, simply, but not only, because they portray current affairs. This means that traditional celebrities will not be forgotten and that later on, there may be a dilution of these two terms. We could also note that the image and language of contemporary celebrities in Instagram, personality, projects and ideas are central to the journalistic content.Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Bárbara Roxane Oliveira2022-06-02T09:43:13Z2021-03-092020-112021-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37802TID:202730905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:47.808487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
title A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
spellingShingle A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
Santos, Bárbara Roxane Oliveira
Influenciadores digitais
Celebridades contemporâneas
Comunicação em rede
Contexto digital
Redes sociais
Instagram
Jornalistas
Celebridades tradicionais
Jornalismo de entretenimento
Digital influencers
Contemporary celebrities
Network communication
Digital context
Social media
Journalists
Traditional celebrities
Entertainment journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
title_full A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
title_fullStr A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
title_full_unstemmed A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
title_sort A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitais
author Santos, Bárbara Roxane Oliveira
author_facet Santos, Bárbara Roxane Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Ana Margarida Ferreira Rato
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bárbara Roxane Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais
Celebridades contemporâneas
Comunicação em rede
Contexto digital
Redes sociais
Instagram
Jornalistas
Celebridades tradicionais
Jornalismo de entretenimento
Digital influencers
Contemporary celebrities
Network communication
Digital context
Social media
Journalists
Traditional celebrities
Entertainment journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Influenciadores digitais
Celebridades contemporâneas
Comunicação em rede
Contexto digital
Redes sociais
Instagram
Jornalistas
Celebridades tradicionais
Jornalismo de entretenimento
Digital influencers
Contemporary celebrities
Network communication
Digital context
Social media
Journalists
Traditional celebrities
Entertainment journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A evolução das novas tecnologias trouxe consigo o crescimento e evolução das redes sociais e novas formas de as pessoas comunicarem com os outros, mudando os paradigmas da comunicação. Consequentemente, algumas profissões tiveram que se saber adaptar a este novo sistema e meio de comunicação, entre elas, os profissionais do jornalismo. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel dos jornalistas, mais concretamente, jornalistas de entretenimento e revistas de entretenimento, diante da evolução da Internet e com ela a evolução das celebridades contemporâneas e, responder a questões acerca de como os meios de comunicação se adaptaram e adaptam a estas novas celebridades e vice-versa. Visou-se, através de entrevistas e análise de conteúdo a notícias e Instagram, apurar se existe alguma linearidade na construção de notícias sobre influenciadores, tendo em conta a sua imagem no Instagram e se o chamado Jornalismo de Entretenimento se está a focar mais nestas celebridades contemporâneas ou se será apenas uma fase de uma nova geração e tempo. Com esta investigação, foi possível perceber que as celebridades contemporâneas – ditos influenciadores digitais – são mencionadas em notícias, simplesmente, mas não só, porque as mesmas retratam os assuntos da atualidade e da sociedade. Quer isto dizer que as celebridades tradicionais não serão esquecidas e, que mais tarde, poderá vir a haver uma diluição destes dois termos. Constatou-se ainda que a imagem e linguagem das celebridades contemporâneas no Instagram, personalidade, projetos e ideias são fulcrais para os conteúdos jornalísticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2021-03-09
2021-03-09T00:00:00Z
2022-06-02T09:43:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37802
TID:202730905
url http://hdl.handle.net/10400.14/37802
identifier_str_mv TID:202730905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132030184718336