Educação Socioemocional: práticas educativas de intervenção precoce na educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34536 |
Resumo: | Compreender a educação socioemocional como fator determinante no processo de desenvolvimento integral da criança, para que esta possa responder positivamente aos desafios da sociedade contemporânea, confronta-se com a responsabilidade do educador na busca por uma sólida formação inicial e continuada. Assim, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com o título “Educação socioemocional: Práticas educativas de intervenção precoce na Educação Infantil”, tem como objetivo desenvolver estratégias de intervenção precoce junto às educadoras da Educação Infantil, capacitando-as para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam as competências socioemocionais nas crianças. Para tanto, utilizou-se a metodologia de investigação-ação, primeiramente tratando os dados coletados na amostra inicial, com o intuito de realizar o levantamento das estratégias que as educadoras utilizam em sua sala de aula, para promover as competências socioemocionais. Esse levantamento direcionou a ação de intervenção junto às educadoras, por meio de formação com a utilização de atividades do Programa “Anos Incríveis Professores”, onde utiliza-se uma abordagem colaborativa, centrada na promoção de práticas educativas positivas e de intervenção pedagógica. Posterior à ação formativa, realizou-se novamente o levantamento de dados para verificar se realmente ela alcançou o objetivo proposto. O resultado indicou o efeito positivo da intervenção, pois a análise dos dados mostrou que houve significativa mudança na frequência da utilização das estratégias propostas e no entendimento de eficácia das mesmas, o que demonstrou a relevância da investigação proposta. |
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