Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Mariana da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16232
Resumo: O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Inicialmente é apresentada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. Por fim, no terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção, o qual teve como objetivo estudar a aplicação do canto como estratégia de aprendizagem. É apresentado todo o processo realizado com 16 alunos, análise e discussão dos resultados obtidos e as reflexões finais.
id RCAP_e0d64c26a3c8595c50853fcb84a01809
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais conscienteEnsino da músicaPrática educativaViola d’arcoCantoAudição interiorMusic teachingEducational practiceViolaSingingInner hearingO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Inicialmente é apresentada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. Por fim, no terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção, o qual teve como objetivo estudar a aplicação do canto como estratégia de aprendizagem. É apresentado todo o processo realizado com 16 alunos, análise e discussão dos resultados obtidos e as reflexões finais.This Supervised Teaching Practice Report presents all the activities developed at the Conservatório de Música do Porto during the academic year 2019/2020, within the scope of the Master in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo at Porto. Initially, a characterization of the institution where the internship took place is presented, providing its historical and organizational contextualization, according to its structuring documents. In the second chapter, the entire educational practice process is presented, contemplating its organization, observations and lesson plans during the academic year. Finally, in the third chapter, the Intervention Project is presented, which aimed to study the application of singing as a learning strategy. The entire process carried out with 16 students is presented with analysis and discussion of the results obtained and the final reflections.Alves, Jorge Miguel da CostaVeitch, HazelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMorais, Mariana da Costa2020-09-07T09:41:14Z2020-07-282020-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16232TID:202511901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.296970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
title Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
spellingShingle Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
Morais, Mariana da Costa
Ensino da música
Prática educativa
Viola d’arco
Canto
Audição interior
Music teaching
Educational practice
Viola
Singing
Inner hearing
title_short Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
title_full Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
title_fullStr Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
title_full_unstemmed Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
title_sort Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente
author Morais, Mariana da Costa
author_facet Morais, Mariana da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Jorge Miguel da Costa
Veitch, Hazel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Mariana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Prática educativa
Viola d’arco
Canto
Audição interior
Music teaching
Educational practice
Viola
Singing
Inner hearing
topic Ensino da música
Prática educativa
Viola d’arco
Canto
Audição interior
Music teaching
Educational practice
Viola
Singing
Inner hearing
description O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Inicialmente é apresentada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. Por fim, no terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção, o qual teve como objetivo estudar a aplicação do canto como estratégia de aprendizagem. É apresentado todo o processo realizado com 16 alunos, análise e discussão dos resultados obtidos e as reflexões finais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07T09:41:14Z
2020-07-28
2020-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16232
TID:202511901
url http://hdl.handle.net/10400.22/16232
identifier_str_mv TID:202511901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473455874048