Liderança transformacional e inovação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Keila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima Rua, Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.
id RCAP_e0e5d7fd03b56e6fecc3b70090e83d8e
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança transformacional e inovação educacionalObjetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2021-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520European Journal of Applied Business and Management; Vol 7, No 1 (2021)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520/pdfCopyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, KeilaLima Rua, Orlando2024-02-20T14:11:27Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:12.207754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança transformacional e inovação educacional
title Liderança transformacional e inovação educacional
spellingShingle Liderança transformacional e inovação educacional
Oliveira, Keila
title_short Liderança transformacional e inovação educacional
title_full Liderança transformacional e inovação educacional
title_fullStr Liderança transformacional e inovação educacional
title_full_unstemmed Liderança transformacional e inovação educacional
title_sort Liderança transformacional e inovação educacional
author Oliveira, Keila
author_facet Oliveira, Keila
Lima Rua, Orlando
author_role author
author2 Lima Rua, Orlando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Keila
Lima Rua, Orlando
description Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol 7, No 1 (2021)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441824636928