Liderança transformacional e inovação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico. |
id |
RCAP_e0e5d7fd03b56e6fecc3b70090e83d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.isag.meupt.com:article/520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança transformacional e inovação educacionalObjetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2021-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520European Journal of Applied Business and Management; Vol 7, No 1 (2021)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520/pdfCopyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, KeilaLima Rua, Orlando2024-02-20T14:11:27Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:12.207754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança transformacional e inovação educacional |
title |
Liderança transformacional e inovação educacional |
spellingShingle |
Liderança transformacional e inovação educacional Oliveira, Keila |
title_short |
Liderança transformacional e inovação educacional |
title_full |
Liderança transformacional e inovação educacional |
title_fullStr |
Liderança transformacional e inovação educacional |
title_full_unstemmed |
Liderança transformacional e inovação educacional |
title_sort |
Liderança transformacional e inovação educacional |
author |
Oliveira, Keila |
author_facet |
Oliveira, Keila Lima Rua, Orlando |
author_role |
author |
author2 |
Lima Rua, Orlando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Keila Lima Rua, Orlando |
description |
Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre liderança transformacional e inovação na educação.Metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, com a realização de um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, utilizamos o inquérito por questionário, tendo sido coletados 175 professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O modelo de equações estruturais foi utilizado para o efeito.Resultados: Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações tipo “inovadores e adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação com os tipos “maioria precoce” e “retardatários” não é significativa.Limitações da investigação: Amostra não probabilística por conveniência.Implicações práticas: Adoção, ou reajustamento, de estratégias e práticas que promovam a liderança transformacional, com vista a otimizar a inovação educacional em instituições de ensino.Originalidade/valor: Estudo pioneiro no Brasil relacionando liderança transformacional e inovação educacional, aplicado a instituição de ensino superior, técnico e tecnológico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520 |
url |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520 https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/520/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 European Journal of Applied Business and Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business and Management; Vol 7, No 1 (2021) 2183-5594 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137441824636928 |