Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Luísa dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7926
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
id RCAP_e0e8595055f08b657ead6fffaf3883e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologiaPrática deliberadaInvestigação em psicoterapiaEmpatiaDeliberate practiceResearch in psychotherapyEmpathyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaProblema: A recente investigação da prática deliberada aplicada à psicoterapia sugere a promoção do desempenho progressivo individual, no entanto, existe uma lacuna entre os benefícios deste método pedagógico e a sua aplicação em contexto universitário. Objetivo: Abordar o impacto da prática deliberada em estudantes de psicologia, ao comparar o efeito desta com o ensino tradicional, ao nível do desenvolvimento de competências empáticas. Método: Comparar a variável empatia em três momentos de avaliação, em dois grupos distintos, com uma amostra total de 36 estudantes de psicologia (19 no grupo de controlo e 17 no grupo de prática deliberada). Para recolha de dados, o instrumento utilizado foi a escala Measure Expressed Empathy (MEE). Os dados foram analisados através de procedimentos estatísticos, com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: Na análise entre grupos não se verificam diferenças significativas, contudo, os resultados na análise Intra grupos sugerem um aumento significativo da capacidade de gerar respostas empáticas no grupo de prática deliberada. Discussão: Os resultados apresentados são concomitantes com a literatura e sugerem a investigação contínua da aplicação de prática deliberada inserida no contexto pedagógico dos cursos de psicologia.Problem: The recent investigation of deliberate practice applied to psychotherapy suggests the promotion of progressive individual performance, however, there is a gap between the benefits of this pedagogical method and its application in a university context. Objective: To address the impact of deliberate practice on psychology students, by comparing its effect with traditional teaching, in terms of the development of empathic skills. Method: Compare the empathy variable in three moments of assessment, in two different groups, with a total sample of 36 psychology students (19 in the control group and 17 in the deliberate practice group). For data collection, the instrument used was the Measure Expressed Empathy (MEE) scale. The data was analyzed using statistical procedures, using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program. Results: In the analysis between groups there are no significant differences, however, the results in the intra-group analysis suggest a significant increase in the capacity to generate empathic responses in the deliberate practice group. Discussion: The results presented are concomitant with the literature and suggest the continuous investigation of the application of deliberate practice inserted in the pedagogical context of psychology courses. Keywords: DeliberateSousa, Daniel Cunha Monteiro deRepositório do ISPASousa, Ana Luísa dos Santos2021-01-29T12:32:51Z2021-01-15T00:00:00Z2021-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7926202581900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:46.605564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
title Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
spellingShingle Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
Sousa, Ana Luísa dos Santos
Prática deliberada
Investigação em psicoterapia
Empatia
Deliberate practice
Research in psychotherapy
Empathy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
title_full Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
title_fullStr Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
title_full_unstemmed Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
title_sort Prática deliberada no incrementar da competência empatia: estudo clínico com estudantes de psicologia
author Sousa, Ana Luísa dos Santos
author_facet Sousa, Ana Luísa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Daniel Cunha Monteiro de
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Luísa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática deliberada
Investigação em psicoterapia
Empatia
Deliberate practice
Research in psychotherapy
Empathy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Prática deliberada
Investigação em psicoterapia
Empatia
Deliberate practice
Research in psychotherapy
Empathy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29T12:32:51Z
2021-01-15T00:00:00Z
2021-01-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7926
202581900
url http://hdl.handle.net/10400.12/7926
identifier_str_mv 202581900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130120762425344