O impacto de um treino de prática deliberada na melhoria de intervenções empáticas para estudantes de psicologia clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Margarida Maria Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8442
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
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spelling O impacto de um treino de prática deliberada na melhoria de intervenções empáticas para estudantes de psicologia clínicaPrática deliberadaExpertise em psicoterapiaMétodo de treinoIntervenções empáticasEstudantes de psicologiaDeliberate practiceExpertise in psychotherapyTraining methodEmphatic interventionsPsychology studentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.A prática deliberada (PD) tem sido apresentada como resposta para a melhoria da performance dos terapeutas e, consequentemente, para uma melhor qualidade dos serviços de saúde mental. No entanto, a sua aplicação na psicoterapia é recente, verificando-se uma escassez de evidência científica sobre o seu impacto na área, o que se acentua no caso dos estudantes de psicologia. Objetivos: O presente estudo pretendeu analisar o impacto de um treino PD na qualidade das intervenções empáticas de estudantes de psicologia clínica, comparativamente a um treino tradicional. Método: Foi realizado um estudo quantitativo no qual os participantes (N = 42) foram aleatoriamente distribuídos entre um grupo PD e um grupo de treino tradicional. Durante um período de 4 semanas, os participantes frequentaram 3 sessões de treino semanais, e submeteram respostas empáticas a dois vídeos semanais na plataforma Theravue em quatro momentos de avaliação diferentes. Resultados: Os participantes no grupo PD demonstraram uma melhoria significativa na qualidade das intervenções empáticas, comparativamente à condição de treino tradicional. Especificamente dentro do grupo PD, não se verificaram diferenças significativas nas competências empáticas ao longo dos quatro momentos de avaliação. Demais, na condição de treino tradicional, houve uma melhoria inicial na qualidade das intervenções empáticas, que mais tarde culminou num declínio significativo. Conclusão: Os resultados do presente estudo são consistentes com a escassa literatura existente sobre a aplicação da PD em estudantes de psicologia, reforçando o impacto positivo que este método de treino pode ter no desenvolvimento de competências clínicas essenciais nesta populaçãoDeliberate practice (DP) has been presented as the answer for improving therapists’ performance, and subsequently increasing the quality of mental health services. However, its appliance in psychotherapy is still recent, revealing a shortage of scientific evidence about its impact in the area, an issue that is enhanced particularly for psychology students. Objectives: The present study aimed to analyse the impact of a DP training in the quality of empathic interventions of clinical psychology students, in comparison to a traditional training (‘Training as Usual’ – TAU). Method: To this end, a quantitative study was conducted, where participants (N = 42) were randomly assigned between a DP and a TAU group. In the course of 4 weeks, participants engaged in 3 weekly online training sessions, and submitted two weekly empathic responses in the Theravue platform in four different evaluation moments. Results: Participants from the DP group showed a significant improvement in the quality of empathic interventions, when compared to the TAU condition. Specifically within the DP group, there were not significant differences in empathic skills throughout the four evaluation moments. Moreover, in the TAU condition, there was an initial increase in the quality of empathic interventions, that was later followed by a significant decline. Conclusion: The findings from the present study are consistent with the scant literature about DP’s appliance to psychology students, which further supports the positive impact this training method might have in the development of essential clinical skills in the aforementioned population.Sousa, Daniel Cunha Monteiro deRepositório do ISPATomás, Margarida Maria Silva2022-01-21T10:53:21Z2021-11-12T00:00:00Z2021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8442202834590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:17Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:16.583322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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