As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89404
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_e0ed90eeeaebf649a2b014619cdc3613
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das criançasThe potential of unstructured materials and the children's learningAprendizagemCrecheExploraçãoJardim de InfânciaMateriais não estruturadosLearningNurseryExplorationKindergartenUnstructured materialsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A intervenção pedagógica decorreu em dois contextos, sendo que o primeiro foi em creche com crianças de dois e três anos e o segundo em jardim de infância com crianças dos quatro, cinco e seis anos. Este projeto surgiu durante as semanas de observação, onde se verificou que ambas as salas de atividades de creche e de jardim eram constituídas maioritariamente por materiais estruturados havendo assim a necessidade de introduzir materiais não estruturados. O projeto intitula-se: “A potencialidade dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças”. O relatório apresenta de uma forma fundamentada e reflexiva os projetos de intervenção pedagógica que foram desenvolvidos. Ao longo das intervenções pedagógicas foram sendo introduzidos materiais não estruturados de forma a que as crianças os explorassem livremente, promovendo progressivamente aprendizagens e outras competências como a cooperação e a partilha. Este projeto teve como metodologia a investigação-ação e, desta forma, a pesquisa e a reflexão foram dois aspetos cruciais durante todo este tempo de intervenção pedagógica. Posso concluir, afirmando que a exploração dos materiais não estruturados pelas crianças foi muito significativa pois os grupos envolviam-se intensivamente nas atividades e estes materiais proporcionaram novas brincadeiras dando diversos significados aos materiais, recorrendo à imaginação e criatividade de cada criança.The present report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's in Pre-School Education. The pedagogical intervention took place in two contexts, the first a day care center with children between two and three years and the second in a kindergarten with children between four and six years. The idea for this project emerged during the weeks of observation, where it was found that both activities from the nursery and kindergarten were based mostly of structured materials, thus requiring the introduction of unstructured materials. The project is entitled: “The potential of unstructured materials and the children's learning”. This report presents, in a grounded and reflective way, the pedagogical intervention projects that were developed. Throughout the pedagogical interventions, unstructured materials were introduced so that children could explore them freely, progressively promoting learning and other skills such as cooperation and sharing. This project followed an action-research methodology and, therefore, research and reflection were two crucial aspects during the period of pedagogical intervention. I can conclude that the exploration of unstructured materials by the children was significant as both age groups were deeply involved in the activities and these materials generated new games giving different meanings to the materials, using the imagination and creativity of each child.Parente, Maria Cristina CristoVieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoSousa, Adriana Isabel Rodrigues2022-06-222022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89404por203545206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:11.271828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
The potential of unstructured materials and the children's learning
title As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
spellingShingle As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
Sousa, Adriana Isabel Rodrigues
Aprendizagem
Creche
Exploração
Jardim de Infância
Materiais não estruturados
Learning
Nursery
Exploration
Kindergarten
Unstructured materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
title_full As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
title_fullStr As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
title_full_unstemmed As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
title_sort As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças
author Sousa, Adriana Isabel Rodrigues
author_facet Sousa, Adriana Isabel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adriana Isabel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Creche
Exploração
Jardim de Infância
Materiais não estruturados
Learning
Nursery
Exploration
Kindergarten
Unstructured materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Creche
Exploração
Jardim de Infância
Materiais não estruturados
Learning
Nursery
Exploration
Kindergarten
Unstructured materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22
2022-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89404
url https://hdl.handle.net/1822/89404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138185860612096