Ensino e formação, lazer e informação: práticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionais em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18432 |
Resumo: | Nesta investigação propõe-se a análise das práticas das bibliotecas de estabelecimentos prisionais, em Portugal, na actualidade, através das perspectivas dos responsáveis pelas mesmas e de directores dos estabelecimentos prisionais. A investigação foi realizada em 6 estabelecimentos prisionais localizados de Norte a Sul de Portugal, seleccionados a partir de um questionário exploratório. Foi aplicada a metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através da realização de 8 entrevistas, da observação e da análise de fontes. Os resultados sugerem 1) a presença de constrangimentos que condicionam o desenvolvimento dos serviços, entre os quais, a inexistência de normas nacionais e a ausência de profissionalização; 2) que os entrevistados consideram a biblioteca essencialmente como um centro de apoio ao lazer e ao ensino, assumindo uma perspectiva de espaço cultural no interior do estabelecimento. São apontadas algumas recomendações para a necessária qualificação e profissionalização das bibliotecas em estabelecimentos prisionais bem como a sugestão de alguns temas para futuras investigações. ABSTRACT; This research analyses the Portuguesa prison libraries in its daily actual practices, through the perspectives of their responsible as well as prison establishments' administration. The research took place in 6 prison establishments from north to south selected through an exploratory questionnaire. A qualitative methodology was applied and data were collect through 8 interviews, observation and document analysis. The results suggest 1) the presence of several constraints that interfere in services development, such as, the lack of national standards and the need of professionalization; 2) that the interviewed considered the library mainly as a centre to support leisure and education, assuming a perspective of cultural space inside the prison. Some suggestions are made regarding the need of qualification and professionalization of the Portuguesa prison libraries as well some topics for future research. |
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Ensino e formação, lazer e informação: práticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionais em PortugalBibliotecas de estabelecimentos prisionaisPráticas nas bibliotecas de estabelecimentos prisionaisPrison librariesPrison libraries practicesNesta investigação propõe-se a análise das práticas das bibliotecas de estabelecimentos prisionais, em Portugal, na actualidade, através das perspectivas dos responsáveis pelas mesmas e de directores dos estabelecimentos prisionais. A investigação foi realizada em 6 estabelecimentos prisionais localizados de Norte a Sul de Portugal, seleccionados a partir de um questionário exploratório. Foi aplicada a metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através da realização de 8 entrevistas, da observação e da análise de fontes. Os resultados sugerem 1) a presença de constrangimentos que condicionam o desenvolvimento dos serviços, entre os quais, a inexistência de normas nacionais e a ausência de profissionalização; 2) que os entrevistados consideram a biblioteca essencialmente como um centro de apoio ao lazer e ao ensino, assumindo uma perspectiva de espaço cultural no interior do estabelecimento. São apontadas algumas recomendações para a necessária qualificação e profissionalização das bibliotecas em estabelecimentos prisionais bem como a sugestão de alguns temas para futuras investigações. ABSTRACT; This research analyses the Portuguesa prison libraries in its daily actual practices, through the perspectives of their responsible as well as prison establishments' administration. The research took place in 6 prison establishments from north to south selected through an exploratory questionnaire. A qualitative methodology was applied and data were collect through 8 interviews, observation and document analysis. The results suggest 1) the presence of several constraints that interfere in services development, such as, the lack of national standards and the need of professionalization; 2) that the interviewed considered the library mainly as a centre to support leisure and education, assuming a perspective of cultural space inside the prison. Some suggestions are made regarding the need of qualification and professionalization of the Portuguesa prison libraries as well some topics for future research.Universidade de Évora2016-05-19T09:20:23Z2016-05-192008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18432http://hdl.handle.net/10174/18432pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt736Serrano, Fernanda Maria Cunha Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:20.749881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta investigação propõe-se a análise das práticas das bibliotecas de estabelecimentos prisionais, em Portugal, na actualidade, através das perspectivas dos responsáveis pelas mesmas e de directores dos estabelecimentos prisionais. A investigação foi realizada em 6 estabelecimentos prisionais localizados de Norte a Sul de Portugal, seleccionados a partir de um questionário exploratório. Foi aplicada a metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através da realização de 8 entrevistas, da observação e da análise de fontes. Os resultados sugerem 1) a presença de constrangimentos que condicionam o desenvolvimento dos serviços, entre os quais, a inexistência de normas nacionais e a ausência de profissionalização; 2) que os entrevistados consideram a biblioteca essencialmente como um centro de apoio ao lazer e ao ensino, assumindo uma perspectiva de espaço cultural no interior do estabelecimento. São apontadas algumas recomendações para a necessária qualificação e profissionalização das bibliotecas em estabelecimentos prisionais bem como a sugestão de alguns temas para futuras investigações. ABSTRACT; This research analyses the Portuguesa prison libraries in its daily actual practices, through the perspectives of their responsible as well as prison establishments' administration. The research took place in 6 prison establishments from north to south selected through an exploratory questionnaire. A qualitative methodology was applied and data were collect through 8 interviews, observation and document analysis. The results suggest 1) the presence of several constraints that interfere in services development, such as, the lack of national standards and the need of professionalization; 2) that the interviewed considered the library mainly as a centre to support leisure and education, assuming a perspective of cultural space inside the prison. Some suggestions are made regarding the need of qualification and professionalization of the Portuguesa prison libraries as well some topics for future research. |
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