Ações afirmativas e evasão escolar: o intermulticulturalismo como proposta pedagógica em uma Instituição Federal de Educação Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Edimilson Lopes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18982
Resumo: A presente dissertação tem como título "Ações Afirmativas e Evasão Escolar: o Intermulticulturalismo como Proposta Pedagógica em uma Instituição Federal de Educação Brasileira" e consiste em um estudo de caso realizado no Instituto Federal de Rondônia - câmpus Vilhena, através fundamentalmente de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O principal objetivo deste trabalho foi averiguar eventuais causas que terão conduzido à evasão escolar nesta instituição de ensino, especificamente dos alunos pertencentes às ações afirmativas/cotas raciais e sociais na categoria AF/PPI-Ações Afirmativas Pretos, Pardos e Indígenas. O conceito de ação afirmativa inclui-se nas políticas públicas brasileiras que visam beneficiar indivíduos pertencentes a grupos sociais econômica e culturalmente marginalizados, pelo que os formalmente denominados pretos, pardos e indígenas (lei 12.711/2012) consideram-se uma única categoria de cota racial e social AF/PPI. Enquanto servidor da instituição em estudo, percebi que estes alunos ingressavam por cotas, mas muitos evadiam. A pesquisa documental realizada, com alunos da categoria AF/PPI do IFRO campus de Vilhena ingressos no ano 2016 nos cursos técnicos, revelou os altos índices de alunos evadidos e os principais motivos que os levaram à evasão. Busca-se também, neste estudo, propor ações para diminuir essa evasão, como a implantação de um curso de formação para docentes com foco na intermulticulturalidade, capaz de promover a visão heterogênea possibilitadora das interrelações necessárias ao sucesso escolar.
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