Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Aida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vasconcelos, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614
Resumo: É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os.
id RCAP_e1029766a35bf53898b34abc770e94a7
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614oai:proa.ua.pt:article/14614Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 1 No 2 (2009); 147-165Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 1 n.º 2 (2009); 147-1651647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614/10018https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, AidaVasconcelos, Clara2022-09-05T12:33:01Zoai:proa.ua.pt:article/14614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:32.786465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
title Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
spellingShingle Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
Guerra, Aida
title_short Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
title_full Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
title_fullStr Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
title_sort Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
author Guerra, Aida
author_facet Guerra, Aida
Vasconcelos, Clara
author_role author
author2 Vasconcelos, Clara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Aida
Vasconcelos, Clara
description É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614
oai:proa.ua.pt:article/14614
url https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614
https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614/10018
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 1 No 2 (2009); 147-165
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 1 n.º 2 (2009); 147-165
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875763691520