Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614 |
Resumo: | É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os. |
id |
RCAP_e1029766a35bf53898b34abc770e94a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/14614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614oai:proa.ua.pt:article/14614Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 1 No 2 (2009); 147-165Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 1 n.º 2 (2009); 147-1651647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614/10018https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, AidaVasconcelos, Clara2022-09-05T12:33:01Zoai:proa.ua.pt:article/14614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:32.786465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
title |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” Guerra, Aida |
title_short |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
title_full |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
title_sort |
Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra” |
author |
Guerra, Aida |
author_facet |
Guerra, Aida Vasconcelos, Clara |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Clara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Aida Vasconcelos, Clara |
description |
É frequente os alunos conseguirem com facilidade resolver os exercícios dos manuais escolares. No entanto, consideram mais difícil a resolução de problemas retirados e formulados a partir de situações reais do quotidiano, pois possuem dificuldades em transpor, mobilizar e utilizar o conhecimento construído em situações novas e reais. Tal situação resulta de um ensino ainda muito mecanizado e suportado em avaliações memorísticas que não permite que os alunos desenvolvam competências essências. O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) parte da formulação de problemas a partir de situações reais e complexas, as quais dirigem o processo de ensino e promovem uma aprendizagem que auxilia os alunos (em trabalho grupal) a mobilizarem saberes. O trabalho de investigação realizado teve como principal objectivo construir e avaliar um conjunto de materiais didácticos e respectivas planificações de acordo com os princípios teóricos da ABRP, cruzando com o preconizado pelo currículo para as Ciências Naturais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e os desafios actuais da Educação em Ciência perante a Sociedade e o Ambiente. Os materiais construídos abrangeram a temática Sustentabilidade na Terra, leccionada no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Estes foram avaliados por alunos do 8.º ano de escolaridade e por professores, considerados especialistas nas temáticas abrangidas no trabalho. Das avaliações efectuadas resultaram alguns indicadores sobre a potencialidade da utilização da ABRP nos processos de ensino e aprendizagem e à revisão e modificação dos materiais construídos, aperfeiçoando-os. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614 oai:proa.ua.pt:article/14614 |
url |
https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/14614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614 https://doi.org/10.34624/captar.v1i2.14614 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14614/10018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 1 No 2 (2009); 147-165 Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 1 n.º 2 (2009); 147-165 1647-323X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129875763691520 |