Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Patrícia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16393
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_e105b047b935d35e8f660ab74c79979b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvelSeis SigmaSeis Sigma aplicado a serviçosDMAICFerramentas da qualidadeMelhoria contínuaSix SigmaSix Sigma applied to servicesQuality toolsContinuous improvement658.562.6Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialAtualmente, as empresas encontram-se inseridas num ambiente muito competitivo em que a satisfação e lealdade dos clientes são fatores vitais para o sucesso de qualquer organização. Este facto exige a utilização de metodologias de melhoria contínua, como o Seis Sigma, que permitam melhorar a satisfação do cliente e cumprir as suas expectativas. Nos últimos anos, a Bosch Car Multimedia Portugal S.A. tem assistido à diminuição da satisfação dos clientes em relação ao tempo de resposta das reclamações e deste modo selecionou um projeto Seis Sigma para melhorar o processo de análise de produtos defeituosos. A presente dissertação tem por objetivo identificar as variáveis que influenciam o processo e propor melhorias para reduzir o tempo de análise de produtos defeituosos. Seguindo a metodologia uma equipa Seis Sigma foi constituída e as metas foram definidas, sendo a duração do projeto entre os meses de abril de 2011 e outubro de 2011, contudo as melhorias só estarão todas implementadas em 2012. Com a utilização do DMAIC em conjunto com as ferramentas da qualidade adequadas para cada fase, a equipa Seis Sigma conseguiu identificar as variáveis que influenciam o processo de análise de produtos defeituosos e implementar melhorias que levaram à redução do tempo de análise e respetiva variabilidade, melhoria do serviço ao cliente e aumento da produtividade do laboratório.Currently, companies are in a competitive environment where customer satisfaction and loyalty are vital for the success of any organisation. This requires the use of continuous improvement methodologies, like Six Sigma, in order to improve customer satisfaction and meet their expectations. In recent years, Bosch Car Multimedia Portugal SA has seen a decrease in customer satisfaction regarding the response time for complaints, therefore Bosch has selected a Six Sigma project to improve the process of analysis of defective products. This dissertation aims to identify the variables that influence the process and propose improvements to reduce the analysis response time of defective products. Following the methodology, a Six Sigma team was formed and the goals were defined, the duration of the project took place between the months of April and October 2011, however some of the planned improvements will only be implemented in 2012. Using the DMAIC phases with conjunction with the appropriate quality tools for each phase, the Six Sigma team was able to identify the variables that influence the process of analysis of defective products and implement improvements that lead to a reduction in analysis response time and respective variability, improving the customer service and increasing laboratory productivity.Sousa, SérgioUniversidade do MinhoAbreu, Patrícia20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:40.957194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
title Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
spellingShingle Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
Abreu, Patrícia
Seis Sigma
Seis Sigma aplicado a serviços
DMAIC
Ferramentas da qualidade
Melhoria contínua
Six Sigma
Six Sigma applied to services
Quality tools
Continuous improvement
658.562.6
title_short Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
title_full Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
title_fullStr Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
title_full_unstemmed Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
title_sort Projeto Seis Sigma para melhoria do processo de análise de produtos defeituosos : um caso de estudo na indústria automóvel
author Abreu, Patrícia
author_facet Abreu, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Sérgio
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Seis Sigma
Seis Sigma aplicado a serviços
DMAIC
Ferramentas da qualidade
Melhoria contínua
Six Sigma
Six Sigma applied to services
Quality tools
Continuous improvement
658.562.6
topic Seis Sigma
Seis Sigma aplicado a serviços
DMAIC
Ferramentas da qualidade
Melhoria contínua
Six Sigma
Six Sigma applied to services
Quality tools
Continuous improvement
658.562.6
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/16393
url http://hdl.handle.net/1822/16393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132616952119296