Enhancing human-centered design methods through jobs to be done

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vélez, Verónica Jeanette Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38890
Resumo: Muitas vezes, a criação de produtos digitais tende a priorizar o Design da interface ao invés de focar em como resolver os problemas do usuário. Para realizar uma pesquisa de usuário mais profunda e criar produtos melhores, a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) pode ser uma adição viável à caixa de ferramentas geral de UX. Apesar de o framework JTBD já existir há algum tempo, ele ganhou popularidade entre os UX Designers recentemente. No entanto, no momento desta pesquisa, não há pesquisas ou informações suficientes disponíveis sobre como combinar essas metodologias. Portanto, esta pesquisa realizou um estudo comparativo entre a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) e a Metodologia UX, a fim de entender se sua fusão é viável e benéfica na realização de User Research. Por meio de uma revisão de literatura seguida de uma pesquisa online, entrevista UX e entrevista JTBD, buscou-se entender as diferenças e semelhanças nas informações obtidas com cada framework. Por fim, com as informações obtidas, aplicamos os resultados a artefatos tangíveis, incluindo uma Análise do Concorrente, Persona do Usuário e Mapa de Jornada do Cliente, a fim de comparar visualmente a metodologia UX com o framework JTBD. Este estudo levou a insights positivos sobre a combinação das metodologias JTBD e UX, pois concluímos que a fusão não é apenas alcançável, mas necessária para a metodologia HCD. As descobertas seriam benéficas para a comunidade de design, bem como para as empresas e instituições que investem no desenvolvimento de software e aplicativos e, mais importante, para o usuário final.
id RCAP_e10b5f5b17e2e0e51c135657864e502c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enhancing human-centered design methods through jobs to be doneJobs to be DoneHuman-Centered DesignUX DesignUser ExperienceDesign MethodologyMuitas vezes, a criação de produtos digitais tende a priorizar o Design da interface ao invés de focar em como resolver os problemas do usuário. Para realizar uma pesquisa de usuário mais profunda e criar produtos melhores, a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) pode ser uma adição viável à caixa de ferramentas geral de UX. Apesar de o framework JTBD já existir há algum tempo, ele ganhou popularidade entre os UX Designers recentemente. No entanto, no momento desta pesquisa, não há pesquisas ou informações suficientes disponíveis sobre como combinar essas metodologias. Portanto, esta pesquisa realizou um estudo comparativo entre a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) e a Metodologia UX, a fim de entender se sua fusão é viável e benéfica na realização de User Research. Por meio de uma revisão de literatura seguida de uma pesquisa online, entrevista UX e entrevista JTBD, buscou-se entender as diferenças e semelhanças nas informações obtidas com cada framework. Por fim, com as informações obtidas, aplicamos os resultados a artefatos tangíveis, incluindo uma Análise do Concorrente, Persona do Usuário e Mapa de Jornada do Cliente, a fim de comparar visualmente a metodologia UX com o framework JTBD. Este estudo levou a insights positivos sobre a combinação das metodologias JTBD e UX, pois concluímos que a fusão não é apenas alcançável, mas necessária para a metodologia HCD. As descobertas seriam benéficas para a comunidade de design, bem como para as empresas e instituições que investem no desenvolvimento de software e aplicativos e, mais importante, para o usuário final.Often, the creation of digital products tends to prioritize the Design of the interface instead of focusing on how to solve the user’s problems. In order to undertake deeper User Research and build better products, the Jobs To Be Done (JTBD) methodology might be a feasible addition to the general UX toolbox. Despite that the JTBD framework has been around for a while now, it has gained popularity among UX Designers just recently. Nevertheless, at the moment of this research, there is not enough research or information available about how to combine these methodologies. Therefore, this research carried out a comparative study between the Jobs To Be Done (JTBD) methodology and the UX Methodology, in order to understand if their merge is viable and beneficial in carrying out User Research. Through a literature review followed by an online survey, UX interview and JTBD interview, we sought to understand the differences and similarities in the information obtained with each framework. Finally, with the information obtained, we applied the results to tangible artifacts, including a Competitor Analysis, User Persona and Customer Journey Map, in order to visually compare the UX methodology with the JTBD framework. This study led to positive insights about the combination of JTBD and UX methodologies, as we concluded that the merge is not only attainable but necessary for the HCD methodology. The findings would be beneficial to the Design Community, as well as the companies and institutions investing in software and app development, and most importantly, for the end user.Cappelletti, MiltonHernández-Ramírez, RodrigoRepositório ComumVélez, Verónica Jeanette Silva2022-01-18T12:01:45Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38890202834182enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:37.315516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
title Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
spellingShingle Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
Vélez, Verónica Jeanette Silva
Jobs to be Done
Human-Centered Design
UX Design
User Experience
Design Methodology
title_short Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
title_full Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
title_fullStr Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
title_full_unstemmed Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
title_sort Enhancing human-centered design methods through jobs to be done
author Vélez, Verónica Jeanette Silva
author_facet Vélez, Verónica Jeanette Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cappelletti, Milton
Hernández-Ramírez, Rodrigo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vélez, Verónica Jeanette Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jobs to be Done
Human-Centered Design
UX Design
User Experience
Design Methodology
topic Jobs to be Done
Human-Centered Design
UX Design
User Experience
Design Methodology
description Muitas vezes, a criação de produtos digitais tende a priorizar o Design da interface ao invés de focar em como resolver os problemas do usuário. Para realizar uma pesquisa de usuário mais profunda e criar produtos melhores, a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) pode ser uma adição viável à caixa de ferramentas geral de UX. Apesar de o framework JTBD já existir há algum tempo, ele ganhou popularidade entre os UX Designers recentemente. No entanto, no momento desta pesquisa, não há pesquisas ou informações suficientes disponíveis sobre como combinar essas metodologias. Portanto, esta pesquisa realizou um estudo comparativo entre a metodologia Jobs To Be Done (JTBD) e a Metodologia UX, a fim de entender se sua fusão é viável e benéfica na realização de User Research. Por meio de uma revisão de literatura seguida de uma pesquisa online, entrevista UX e entrevista JTBD, buscou-se entender as diferenças e semelhanças nas informações obtidas com cada framework. Por fim, com as informações obtidas, aplicamos os resultados a artefatos tangíveis, incluindo uma Análise do Concorrente, Persona do Usuário e Mapa de Jornada do Cliente, a fim de comparar visualmente a metodologia UX com o framework JTBD. Este estudo levou a insights positivos sobre a combinação das metodologias JTBD e UX, pois concluímos que a fusão não é apenas alcançável, mas necessária para a metodologia HCD. As descobertas seriam benéficas para a comunidade de design, bem como para as empresas e instituições que investem no desenvolvimento de software e aplicativos e, mais importante, para o usuário final.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-18T12:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38890
202834182
url http://hdl.handle.net/10400.26/38890
identifier_str_mv 202834182
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003046137856