Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Rosa Antónia Tomás, Martinho, Maria Helena, Guerreiro, António
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32308
Resumo: Este capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.
id RCAP_e11ab9b7643417acc3abdd71b489dbe2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação nas práticas letivas dos professores de MatemáticaProfessor de MatemáticaPráticas comunicativasEnsino exploratório de MatemáticaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade de LisboaUniversidade do MinhoMenezes, LuísFerreira, Rosa Antónia TomásMartinho, Maria HelenaGuerreiro, António20142014-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32308por978-989-8753-06-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:19:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:19:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
title Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
spellingShingle Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
Menezes, Luís
Professor de Matemática
Práticas comunicativas
Ensino exploratório de Matemática
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
title_full Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
title_fullStr Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
title_full_unstemmed Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
title_sort Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Martinho, Maria Helena
Guerreiro, António
author_role author
author2 Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Martinho, Maria Helena
Guerreiro, António
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Martinho, Maria Helena
Guerreiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de Matemática
Práticas comunicativas
Ensino exploratório de Matemática
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professor de Matemática
Práticas comunicativas
Ensino exploratório de Matemática
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32308
url http://hdl.handle.net/1822/32308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8753-06-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544276674871296