Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Geilsa Costa Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.6369
Resumo: Este artigo tem por objetivo argumentar como o cientificismo está presente na formação inicial dos professores de ciências ao longo dos anos bem como apontar as suas consequências para a prática pedagógica e formação continuada desse profissional no que tange à consideração e respeito da diversidade cultural. Para isto, conceitua o cientificismo e o diálogo intercultural; pontua brevemente a trajetória histórica do ensino de ciências e formação de professores no Brasil e recorre às ideias centrais do pluralismo epistemológico e da etnobiologia para argumentar a importância da investigação e da demarcação dos saberes culturais que estão presentes nos espaços das salas de aula. Por fim, as notas conclusivas, apontando o diálogo intercultural como relevante caminho para que mudanças aconteçam na formação do professor e no ensino de ciências.
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