Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Geilsa Costa Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes e Silva, Dirlane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437
Resumo: O objetivo do estudo qualitativo foi mapear a possibilidade de formação de duas professoras de ciências para o diálogo intercultural a partir de um trabalho colaborativo envolvendo intervenções pedagógicas em salas de biologia de uma escola do estado da Bahia. A metodologia incluiu vídeo-gravação, transcrição, mapas de eventos, seleção de episódios e análise de conteúdo. Os resultados indicam tentativas, mas não abordagens dialógicas durante as intervenções. O estudo permitiu repensar aspectos voltados para as interações dialógicas que ocorrem durante os processos de ensino e aprendizagem e na pesquisa científica com relação à formação inicial e continuada dos professores de ciências. 
id USF_b86746c6f9240d4da8d5d3a2d73b4e64
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/437
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativoO objetivo do estudo qualitativo foi mapear a possibilidade de formação de duas professoras de ciências para o diálogo intercultural a partir de um trabalho colaborativo envolvendo intervenções pedagógicas em salas de biologia de uma escola do estado da Bahia. A metodologia incluiu vídeo-gravação, transcrição, mapas de eventos, seleção de episódios e análise de conteúdo. Os resultados indicam tentativas, mas não abordagens dialógicas durante as intervenções. O estudo permitiu repensar aspectos voltados para as interações dialógicas que ocorrem durante os processos de ensino e aprendizagem e na pesquisa científica com relação à formação inicial e continuada dos professores de ciências. Universidade São Francisco2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/43710.24933/horizontes.v35i1.437Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 99-1122317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437/209Baptista, Geilsa Costa SantosGomes e Silva, Dirlaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/437Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:03.145896Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
title Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
spellingShingle Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
Baptista, Geilsa Costa Santos
title_short Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
title_full Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
title_fullStr Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
title_full_unstemmed Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
title_sort Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
author Baptista, Geilsa Costa Santos
author_facet Baptista, Geilsa Costa Santos
Gomes e Silva, Dirlane
author_role author
author2 Gomes e Silva, Dirlane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Geilsa Costa Santos
Gomes e Silva, Dirlane
description O objetivo do estudo qualitativo foi mapear a possibilidade de formação de duas professoras de ciências para o diálogo intercultural a partir de um trabalho colaborativo envolvendo intervenções pedagógicas em salas de biologia de uma escola do estado da Bahia. A metodologia incluiu vídeo-gravação, transcrição, mapas de eventos, seleção de episódios e análise de conteúdo. Os resultados indicam tentativas, mas não abordagens dialógicas durante as intervenções. O estudo permitiu repensar aspectos voltados para as interações dialógicas que ocorrem durante os processos de ensino e aprendizagem e na pesquisa científica com relação à formação inicial e continuada dos professores de ciências. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437
10.24933/horizontes.v35i1.437
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v35i1.437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437/209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 99-112
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v35i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439330099200