Trabalho digno e burnout em professores do ensino superior. Uma perspetiva das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Filipa Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/5097
Resumo: O presente estudo pretende explorar a relação entre o Trabalho Digno e o Burnout em professores do ensino superior em Portugal, tendo em consideração a perspetiva da mulher. Participaram neste estudo 350 professores de Portugal continental e Arquipélagos. Foram aplicados o Questionário de Trabalho Digno (QTD) e Copenhagen Burnout Inventory (CBI). Os resultados da regressão linear revelaram que o Trabalho Digno explicou cerca de 26% da variância do Burnout. As regressões lineares múltiplas indicaram que as dimensões Tempo e carga de trabalho adequados (TD2), Saúde e segurança (TD7) e Oportunidades (TD6) do Trabalho Digno (TD) foram significativas na evitação do Burnout, explicando aproximadamente 35% da variância em toda a amostra. Ao avançar com as análises utilizando o filtro do género, na subamostra composta unicamente por mulheres, o TD também foi significativo, explicando cerca de 22% da variância do Burnout, e quanto às dimensões do TD explicam 33% da variância do Burnout, sendo estas o TD2 e Princípios e valores fundamentais no trabalho (TD1). Quanto à subamostra do sexo masculino, o Trabalho Digno explicou cerca de 28% da variância do Burnout, sendo que as dimensões do TD explicam 34% da variância do Burnout, sendo estas TD2 e TD7. Embora a gestão do tempo seja um elemento comum para mulheres e homens, nos dois grupos a segunda faceta do TD difere. Concluiu-se que a perceção do trabalho como sendo digno é de extrema importância para a evitação de Burnout nos dois grupos, sendo que para as mulheres docentes do ensino superior destacou-se o respeito aos Princípios e valores fundamentais no trabalho (TD1). As implicações práticas e teóricas, limitações, bem como perspetivas futuras de pesquisa, são discutidas na última seção do estudo.
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Ao avançar com as análises utilizando o filtro do género, na subamostra composta unicamente por mulheres, o TD também foi significativo, explicando cerca de 22% da variância do Burnout, e quanto às dimensões do TD explicam 33% da variância do Burnout, sendo estas o TD2 e Princípios e valores fundamentais no trabalho (TD1). Quanto à subamostra do sexo masculino, o Trabalho Digno explicou cerca de 28% da variância do Burnout, sendo que as dimensões do TD explicam 34% da variância do Burnout, sendo estas TD2 e TD7. Embora a gestão do tempo seja um elemento comum para mulheres e homens, nos dois grupos a segunda faceta do TD difere. Concluiu-se que a perceção do trabalho como sendo digno é de extrema importância para a evitação de Burnout nos dois grupos, sendo que para as mulheres docentes do ensino superior destacou-se o respeito aos Princípios e valores fundamentais no trabalho (TD1). As implicações práticas e teóricas, limitações, bem como perspetivas futuras de pesquisa, são discutidas na última seção do estudo.The present study aims to explore the relationship between Decent Work and Burnout in higher education teachers in Portugal, especially from women’s perspectives. The participants of this study were 350 teachers from Portugal, including the Archipelagos. The Decent Work Questionnaire (DWQ) and the Copenhagen Burnout Inventory (CBI) were applied. The linear regression results revealed that decent work explained about 26% of the burnout variance. The multiple linear regressions indicated that the dimensions of Adequate time and workload (DW2), Health and safety (DW7), and Opportunities (DW6) of Decent Work (DW) were significant in preventing Burnout, explaining approximately 35% of the variance in all the sample. When conducting the analyzes using the gender filter, and specifically in the subsample that is solely composed by women, the DW was also significant, explaining about 22% of the Burnout variance, while the DW dimensions explain about 33% of the Burnout variance, namely the DW2 and the Fundamental principles and values at work (DW1). As for the male subsample, Decent Work explained about 28% of the Burnout variance, with the DW dimensions explaining about 34% of the Burnout variance, especially DW2 and DW7. Although time management is a common element for women and men, the second facet of DW differs in both groups. It was concluded that the perception of work as being dignified is extremely important to prevent Burnout in both groups, and that for female higher education teachers the respect for the Principles and fundamental values at work (DW1) stands out. Practical and theoretical implications, limitations, as well as future research perspectives, are discussed in the last section of the study.2023-09-26T08:52:59Z2023-09-262023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, A. F. P. (2023). Trabalho digno e burnout em professores do ensino superior. Uma perspetiva das mulheres [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5097http://hdl.handle.net/11328/5097Silva, A. F. P. (2023). Trabalho digno e burnout em professores do ensino superior. Uma perspetiva das mulheres [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. 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