Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da Matemática em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Fernanda Maria da Costa Leite
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2578
Resumo: Assumindo que a Matemática é determinante para a estruturação do pensamento humano, entendemos que os processos que visam a sua aprendizagem devem despertar desde cedo a curiosidade para esta área e promover o desenvolvimento de competências para a resolução de situações que contribuam para a compreensão do mundo natural, cultural e social. Caberá, por isso, aos educadores estimular o gosto pelos desafios de natureza lógico-matemática e criar condições potenciadoras da construção compreensiva do conhecimento matemático, apoiando o pensamento das crianças e colocando questões que lhes proporcionem a estruturação desse mesmo conhecimento. O presente relatório é produto final de uma trajetória de investigação realizada no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Com a sua realização, pretendeu-se concretizar um percurso formativo e investigativo baseado num processo de intervenção educativa implementado em uma instituição particular de solidariedade social em contexto de Jardim de Infância. Para esse efeito, procedeu-se a um estudo empírico de natureza qualitativa matizado por contornos de investigação-ação, opção metodológica que permitiu descrever e estimar tanto o desenvolvimento de atividades e aprendizagens de natureza lógico-matemática realizadas pelas crianças como o trajeto de desenvolvimento profissional docente resultante da reflexão sobre a prática pedagógica realizada. Como principal conclusão, referem-se a importância da realização de atividades matemáticas devidamente estruturadas para um desenvolvimento equilibrado das crianças e o contributo da prática reflexiva sistemática na apropriação crítica de saberes disciplinares, sobre currículo, sobre modos de pensamento e de aprendizagem, eixos essenciais ao desenvolvimento profissional docente
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