Tradição em transformação: representações sociais de tradição em associações culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2483 |
Resumo: | Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária |
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Tradição em transformação: representações sociais de tradição em associações culturaisCulturaTradiçãoRepresentação socialCultureTraditionSocial representationDissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaNa sociedade atual, o fenómeno da globalização parece ter encolhido o planeta. Emergem hoje referências culturais a nível mundial que vêm atestar as teorias defensoras da tendência para uma cultura global, promotora de homogeneidade. Por conseguinte, destaca-se hoje a importância da ligação a culturas específicas – em particular às práticas reconhecidas pelas comunidades, grupos, e indivíduos que as criam, mantêm e transmitem como ferramentas essenciais do seu próprio desenvolvimento – como é o caso das que se inserem no âmbito da cultura tradicional. Propomos neste projeto um aprofundamento dos significados da cultura popular, especificamente, aquela tida por tradicional portuguesa. Isto, considerando um grupo específico, particularmente no que respeita à música e dança, através da exploração das representações sociais do conceito-processo de tradição. Devido à complexidade do domínio em estudo, apresentada no enquadramento teórico, optou-se por uma abordagem metodológica de carácter plural. Assim, a investigação com fundamentação empírica passou pela realização inicial de entrevistas a atores de diferentes associações culturais com ligação à música e/ou dança tradicional portuguesa. De modo complementar, um inquérito por questionário foi aplicado a vários grupos de interesse, nomeadamente, participantes em eventos vários, relacionados também, com a música e dança popular/ tradicional portuguesa. Procedeu-se assim à análise de diferentes elementos da representação social de tradição, entendida aqui como produto de um pensamento singularmente construído, mas coletivamente orientado. Da análise de conteúdo das entrevistas foram distinguidas várias dimensões que posteriormente serviram de orientação para a abordagem quantitativa. Assim, optou-se pela análise direta das dimensões assinaladas, e pela análise linguística/ semântica. Com base na pesquisa e discussão dos resultados cristalizaram-se alguns elementos pertencentes à representação social de tradição do grupo analisado. Estes assumiram alguns contornos específicos: paradoxos; influência da profissão; processos de institucionalização e divulgação; preocupações e investimentos para o futuro da música e dança tradicional portuguesa. - Abstract In today’s society, the phenomenon of globalization seems to have shrunk the planet. Emerging worldwide cultural references seem to attest to the theories that support the trend towards a global, homogenous culture. Therefore, the importance of binding to specific cultures – in particular, to practices recognized by communities, groups and individuals that create, maintain and transmit them as essential tools of their own development – is now highlighted. This is the case of traditional culture. This project aims to scan the meanings of popular culture, specifically, the one considered traditional Portuguese. This, considering a specific group, particularly with regard to music and dance, through the exploration of the social representations of the concept-process that is tradition. Due to the complexity of the subject, a plural methodological approach was chosen. Initially, interviews were conducted with members from different cultural associations linked to traditional music and/or dance, specifically Portuguese. As a complement, a survey composed of different techniques was applied to various interest groups, mostly of individuals that participate in various events, also related to traditional Portuguese music and dance. This allowed for an analysis of various elements of the social representation of tradition, here perceived as the product of a singular-owned idea, however, collectively driven. In the content analysis of the interviews, several dimensions were distinguished, that later served as guidance for the quantitative approach. Consequently, direct analysis of those dimensions that were signaled (answered in multiple choice questions) was opted for, as well as a linguistic/semantics analysis. Based on the research and discussion of results, some elements belonging to the social representation of tradition (regarding the analyzed group) were revealed. They assumed specific contours: paradoxes; influence of professions; processes of institutionalization and media release; and concerns and investments for the future of Portuguese traditional music and dance.Moreno, Luís Manuel CostaRCIPLCordeiro, Ana Filipa Oliveira2013-05-13T13:59:49Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:15.727691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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