Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Daniela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Taveira, Maria do Céu, Ribeiro, Eugénia.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14153
Resumo: O self de carreira constituí um subconjunto organizado do universo cognitivo de uma pessoa, responsável pelo carácter subjetivo que a mesma confere à carreira. Este estudo pretende avaliar mudanças no conteúdo do self de carreira de estudantes universitários, do início para o final do último ano de graduação. Para tal, recorreu-se a medidas repetidas dos índices da Grelha de Repertório da Carreira (Silva & Taveira, 2005; Silva, 2008). Na investigação, participaram 80 estudantes, dos quais 49 são mulheres (61,25%) e 31 são homens (38,75%), com idades entre os 21 e os 45 anos (M= 23,9, DP= 4,31). Os resultados indicam que, no final da licenciatura, os estudantes diminuem a distância como se constrõem em relação aos outros e mantêm uma construção positiva do self de carreira.
id RCAP_e138d75bb6d398171bcc56f328091bf2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitáriosCareer self: a longitudinal study with college studentsEstudante universitárioCarreiraSelf de carreiraGrelha de repertórioEstudo longitudinalCareerCareer selfCollege studentsLongitudinal studyRepertory gridO self de carreira constituí um subconjunto organizado do universo cognitivo de uma pessoa, responsável pelo carácter subjetivo que a mesma confere à carreira. Este estudo pretende avaliar mudanças no conteúdo do self de carreira de estudantes universitários, do início para o final do último ano de graduação. Para tal, recorreu-se a medidas repetidas dos índices da Grelha de Repertório da Carreira (Silva & Taveira, 2005; Silva, 2008). Na investigação, participaram 80 estudantes, dos quais 49 são mulheres (61,25%) e 31 são homens (38,75%), com idades entre os 21 e os 45 anos (M= 23,9, DP= 4,31). Os resultados indicam que, no final da licenciatura, os estudantes diminuem a distância como se constrõem em relação aos outros e mantêm uma construção positiva do self de carreira.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade de Brasília. Instituto de PsicologiaUniversidade do MinhoSilva, Ana DanielaTaveira, Maria do CéuRibeiro, Eugénia.20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14153porSilva, Ana Daniela, Taveira, Maria do Céu, & Ribeiro, Eugénia. (2011). Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(3), 263-272. https://doi.org/10.1590/S0102-377220110003000010102-377210.1590/S0102-37722011000300001http://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n3/01.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:29.964876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
Career self: a longitudinal study with college students
title Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
spellingShingle Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
Silva, Ana Daniela
Estudante universitário
Carreira
Self de carreira
Grelha de repertório
Estudo longitudinal
Career
Career self
College students
Longitudinal study
Repertory grid
title_short Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
title_full Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
title_fullStr Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
title_full_unstemmed Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
title_sort Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários
author Silva, Ana Daniela
author_facet Silva, Ana Daniela
Taveira, Maria do Céu
Ribeiro, Eugénia.
author_role author
author2 Taveira, Maria do Céu
Ribeiro, Eugénia.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Daniela
Taveira, Maria do Céu
Ribeiro, Eugénia.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante universitário
Carreira
Self de carreira
Grelha de repertório
Estudo longitudinal
Career
Career self
College students
Longitudinal study
Repertory grid
topic Estudante universitário
Carreira
Self de carreira
Grelha de repertório
Estudo longitudinal
Career
Career self
College students
Longitudinal study
Repertory grid
description O self de carreira constituí um subconjunto organizado do universo cognitivo de uma pessoa, responsável pelo carácter subjetivo que a mesma confere à carreira. Este estudo pretende avaliar mudanças no conteúdo do self de carreira de estudantes universitários, do início para o final do último ano de graduação. Para tal, recorreu-se a medidas repetidas dos índices da Grelha de Repertório da Carreira (Silva & Taveira, 2005; Silva, 2008). Na investigação, participaram 80 estudantes, dos quais 49 são mulheres (61,25%) e 31 são homens (38,75%), com idades entre os 21 e os 45 anos (M= 23,9, DP= 4,31). Os resultados indicam que, no final da licenciatura, os estudantes diminuem a distância como se constrõem em relação aos outros e mantêm uma construção positiva do self de carreira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14153
url http://hdl.handle.net/1822/14153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Ana Daniela, Taveira, Maria do Céu, & Ribeiro, Eugénia. (2011). Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(3), 263-272. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000300001
0102-3772
10.1590/S0102-37722011000300001
http://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n3/01.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132454735314944