Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gilda
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Anastácio, Zélia, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8098
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se compreender como os manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) abordam a Reprodução Humana e Sexualidade, quer ao nível da importância atribuída ao tema, quer ao nível da qualidade e do rigor científico. Pretendeu-se também analisar as formas de abordagem científico-pedagógicas utilizadas neste nível de ensino, bem como identificar eventuais obstáculos a uma aprendizagem cientificamente correcta. Foram analisados 34 manuais do 1º CEB, desde 1993 até aos dias de hoje. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada do tema na totalidade dos manuais com vista à criação de critérios de análise de conteúdo para, subsequentemente, os analisar pormenorizadamente, focando por exemplo o espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica e actividades pedagógicas propostas. Espera-se que os resultados obtidos possam vir a ser úteis a autores e editores bem como aos professores, por forma a que estes adoptem uma atitude mais crítica e reflexiva durante a sua prática docente com recurso aos manuais escolares.
id RCAP_e141325c1386b75f736789f2af9aa255
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básicoReproduçãoManuais escolaresEscola primária1º cicloCom este trabalho pretendeu-se compreender como os manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) abordam a Reprodução Humana e Sexualidade, quer ao nível da importância atribuída ao tema, quer ao nível da qualidade e do rigor científico. Pretendeu-se também analisar as formas de abordagem científico-pedagógicas utilizadas neste nível de ensino, bem como identificar eventuais obstáculos a uma aprendizagem cientificamente correcta. Foram analisados 34 manuais do 1º CEB, desde 1993 até aos dias de hoje. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada do tema na totalidade dos manuais com vista à criação de critérios de análise de conteúdo para, subsequentemente, os analisar pormenorizadamente, focando por exemplo o espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica e actividades pedagógicas propostas. Espera-se que os resultados obtidos possam vir a ser úteis a autores e editores bem como aos professores, por forma a que estes adoptem uma atitude mais crítica e reflexiva durante a sua prática docente com recurso aos manuais escolares.Projecto Europeu FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - POCTI/CED/44187/2002.Universidade de Lisboa. Departamento de Educação da Faculdade de CiênciasUniversidade do MinhoAlves, GildaAnastácio, ZéliaCarvalho, Graça Simões de20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8098por"Revista de Educação". ISSN 0871-3928. 15:1 (2007) 21-45.0871-3928http//revista.educ.fc.ul.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:39.338767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
title Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
Alves, Gilda
Reprodução
Manuais escolares
Escola primária
1º ciclo
title_short Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
title_full Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
author Alves, Gilda
author_facet Alves, Gilda
Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Gilda
Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Reprodução
Manuais escolares
Escola primária
1º ciclo
topic Reprodução
Manuais escolares
Escola primária
1º ciclo
description Com este trabalho pretendeu-se compreender como os manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) abordam a Reprodução Humana e Sexualidade, quer ao nível da importância atribuída ao tema, quer ao nível da qualidade e do rigor científico. Pretendeu-se também analisar as formas de abordagem científico-pedagógicas utilizadas neste nível de ensino, bem como identificar eventuais obstáculos a uma aprendizagem cientificamente correcta. Foram analisados 34 manuais do 1º CEB, desde 1993 até aos dias de hoje. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada do tema na totalidade dos manuais com vista à criação de critérios de análise de conteúdo para, subsequentemente, os analisar pormenorizadamente, focando por exemplo o espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica e actividades pedagógicas propostas. Espera-se que os resultados obtidos possam vir a ser úteis a autores e editores bem como aos professores, por forma a que estes adoptem uma atitude mais crítica e reflexiva durante a sua prática docente com recurso aos manuais escolares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8098
url http://hdl.handle.net/1822/8098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista de Educação". ISSN 0871-3928. 15:1 (2007) 21-45.
0871-3928
http//revista.educ.fc.ul.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132882737823744