Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8098 |
Resumo: | Com este trabalho pretendeu-se compreender como os manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) abordam a Reprodução Humana e Sexualidade, quer ao nível da importância atribuída ao tema, quer ao nível da qualidade e do rigor científico. Pretendeu-se também analisar as formas de abordagem científico-pedagógicas utilizadas neste nível de ensino, bem como identificar eventuais obstáculos a uma aprendizagem cientificamente correcta. Foram analisados 34 manuais do 1º CEB, desde 1993 até aos dias de hoje. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada do tema na totalidade dos manuais com vista à criação de critérios de análise de conteúdo para, subsequentemente, os analisar pormenorizadamente, focando por exemplo o espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica e actividades pedagógicas propostas. Espera-se que os resultados obtidos possam vir a ser úteis a autores e editores bem como aos professores, por forma a que estes adoptem uma atitude mais crítica e reflexiva durante a sua prática docente com recurso aos manuais escolares. |
id |
RCAP_e141325c1386b75f736789f2af9aa255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8098 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básicoReproduçãoManuais escolaresEscola primária1º cicloCom este trabalho pretendeu-se compreender como os manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) abordam a Reprodução Humana e Sexualidade, quer ao nível da importância atribuída ao tema, quer ao nível da qualidade e do rigor científico. Pretendeu-se também analisar as formas de abordagem científico-pedagógicas utilizadas neste nível de ensino, bem como identificar eventuais obstáculos a uma aprendizagem cientificamente correcta. Foram analisados 34 manuais do 1º CEB, desde 1993 até aos dias de hoje. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada do tema na totalidade dos manuais com vista à criação de critérios de análise de conteúdo para, subsequentemente, os analisar pormenorizadamente, focando por exemplo o espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica e actividades pedagógicas propostas. Espera-se que os resultados obtidos possam vir a ser úteis a autores e editores bem como aos professores, por forma a que estes adoptem uma atitude mais crítica e reflexiva durante a sua prática docente com recurso aos manuais escolares.Projecto Europeu FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - POCTI/CED/44187/2002.Universidade de Lisboa. Departamento de Educação da Faculdade de CiênciasUniversidade do MinhoAlves, GildaAnastácio, ZéliaCarvalho, Graça Simões de20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8098por"Revista de Educação". ISSN 0871-3928. 15:1 (2007) 21-45.0871-3928http//revista.educ.fc.ul.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:39.338767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico Alves, Gilda Reprodução Manuais escolares Escola primária 1º ciclo |
title_short |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Reprodução humana e sexualidade nos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Alves, Gilda |
author_facet |
Alves, Gilda Anastácio, Zélia Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Anastácio, Zélia Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Gilda Anastácio, Zélia Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reprodução Manuais escolares Escola primária 1º ciclo |
topic |
Reprodução Manuais escolares Escola primária 1º ciclo |
description |
Com este trabalho pretendeu-se compreender como os manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) abordam a Reprodução Humana e Sexualidade, quer ao nível da importância atribuída ao tema, quer ao nível da qualidade e do rigor científico. Pretendeu-se também analisar as formas de abordagem científico-pedagógicas utilizadas neste nível de ensino, bem como identificar eventuais obstáculos a uma aprendizagem cientificamente correcta. Foram analisados 34 manuais do 1º CEB, desde 1993 até aos dias de hoje. Procedeu-se a uma leitura global e generalizada do tema na totalidade dos manuais com vista à criação de critérios de análise de conteúdo para, subsequentemente, os analisar pormenorizadamente, focando por exemplo o espaço ocupado, conteúdos na forma textual e icónica e actividades pedagógicas propostas. Espera-se que os resultados obtidos possam vir a ser úteis a autores e editores bem como aos professores, por forma a que estes adoptem uma atitude mais crítica e reflexiva durante a sua prática docente com recurso aos manuais escolares. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8098 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista de Educação". ISSN 0871-3928. 15:1 (2007) 21-45. 0871-3928 http//revista.educ.fc.ul.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132882737823744 |