E-Learning: formação para pessoas com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rito, Pedro Manuel Santos Neves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4585
Resumo: O presente estudo – e-Learning, formação para pessoas com necessidades especiais – integra-se no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Multimédia em Educação. Tem por finalidade criar e avaliar o impacto de um módulo de aprendizagem on-line como complemento das aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, no domínio das tecnologias da comunicação e educação. Pretendemos, em particular, verificar a evolução das competências dos formandos que frequentam o curso “Informática e Tecnologias da Informação, uma oportunidade para todos”, ao abrigo do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, que financia a medida dois do eixo cinco, promoção da inserção social e profissional de pessoas com deficiência, na Instituição Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. O nosso foco é mais especificamente direccionado para o módulo que diz respeito à linguagem HTML. Procedemos ainda à declinação de todo o material em formato papel para o formato digital. Na primeira parte do trabalho, percursos e diversidade do estudo, começamos por caracterizar a sociedade em rede e estudamos as alterações necessárias para que se possa proceder a mudança do ensino presencial ao ensino a distância. Caracterizámos a forma como a interacção entre as pessoas é capaz de desencadear mecanismos de aprendizagem, que, por sua vez, podem descrever uma situação de aprendizagem colaborativa on-line. Na segunda parte, contextualizamos o estudo no qual apresentamos a formação de adultos, e, mais especificamente, o Programa Constelação, destinado à formação de adultos especiais numa perspectiva de contexto de trabalho. Na terceira parte, metodologia do projecto tecnológico, apresentamos o modo de implementação do processo de aprendizagem em formato e-Learning. Na quarta parte, implementação do projecto, apresentamos o processo de implementação do módulo em formato e-Learning, bem como os resultados obtidos no estudo de caso. Na quinta parte, discussão em análise, comparamos os resultados obtidos no nosso estudo de caso com outros dados já existentes. Esta análise permitenos reflectir sobre as implicações que o processo de ensino/aprendizagem a distância tem no contexto de uma população com características especiais.
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Pretendemos, em particular, verificar a evolução das competências dos formandos que frequentam o curso “Informática e Tecnologias da Informação, uma oportunidade para todos”, ao abrigo do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, que financia a medida dois do eixo cinco, promoção da inserção social e profissional de pessoas com deficiência, na Instituição Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. O nosso foco é mais especificamente direccionado para o módulo que diz respeito à linguagem HTML. Procedemos ainda à declinação de todo o material em formato papel para o formato digital. Na primeira parte do trabalho, percursos e diversidade do estudo, começamos por caracterizar a sociedade em rede e estudamos as alterações necessárias para que se possa proceder a mudança do ensino presencial ao ensino a distância. Caracterizámos a forma como a interacção entre as pessoas é capaz de desencadear mecanismos de aprendizagem, que, por sua vez, podem descrever uma situação de aprendizagem colaborativa on-line. Na segunda parte, contextualizamos o estudo no qual apresentamos a formação de adultos, e, mais especificamente, o Programa Constelação, destinado à formação de adultos especiais numa perspectiva de contexto de trabalho. Na terceira parte, metodologia do projecto tecnológico, apresentamos o modo de implementação do processo de aprendizagem em formato e-Learning. Na quarta parte, implementação do projecto, apresentamos o processo de implementação do módulo em formato e-Learning, bem como os resultados obtidos no estudo de caso. Na quinta parte, discussão em análise, comparamos os resultados obtidos no nosso estudo de caso com outros dados já existentes. Esta análise permitenos reflectir sobre as implicações que o processo de ensino/aprendizagem a distância tem no contexto de uma população com características especiais.The present study – E-Learning, training course for adults with special needs – pertains to an investigation in the scope of a Masters Degree thesis on Multimedia in Education. It aims at creating and evaluating the impact of an online learning unit as a way of complementing traditional live learning in the development and acquisition of transversal and specific competences in the area of information technology and education. Specifically, we intend to verify the measure of evolution of the students who enrolled in the course “Computing and Information Technologies, an opportunity for everyone”, sponsored by the Operational Program of Employment, Formation and Social Development, measure two of axis five, which intends to promote social and professional inclusion of challenged people in the Instituição Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, more specifically in the unit related to HTML language. We also chose to reject all the material existing on paper in favour of the digital format. In the first part of the text, which covers the progression and diversity of the study, we start out by characterizing the network society and we study the necessary changes in order to move from traditional live learning to distance learning. We characterize the way in which interaction between people is able to trigger certain learning mechanisms that can describe a situation of on-line collaborative learning. In the second part, we contextualize the study focused on adult training, specifically on the Programa Constelação, a program which provides adults with special needs with a transition to entry-level work and further vocational training. In the third part, methodology of the technological project, we present the way in which the learning process through e-Learning is implemented. In the fifth part, implementation project, we describe how the implementation of the training module in e-Learning format went, as well as the results obtained in the case study. In the fourth part, discussion under analysis, we compared the results obtained in our case study with previous results, which will allow us to reflect upon the implications of teaching and learning at a distance on a population with particular characteristics.Universidade de Aveiro2011-12-15T16:24:26Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4585porRito, Pedro Manuel Santos Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:23Zoai:ria.ua.pt:10773/4585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:30.531753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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