Ao encontro das expectativas do comprador de estudos de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Fátima de Jesus da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10860
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Ao encontro das expectativas do comprador de estudos de mercadoBusiness to BusinessQualidade de ServiçoGestão de Relacionamentos com FornecedoresCompra de Serviços em B2BEstudos de MercadoService QualitySuppliers Relationships ManagementBusiness Services PurchaseMarket ResearchMestrado em MarketingNa presente investigação pretendeu-se estudar a existência de eventuais gaps entre o serviço esperado e o serviço recebido pelo cliente de estudos de mercado. O objetivo central foi conhecer os relacionamentos entre estes dois tipos de atores, os requisitos / expectativas dos clientes e avaliar a qualidade da oferta, a tanto mais que a minha experiência profissional na área de estudos de mercado (enquanto fornecedora) me tinha permitido aperceber da possível existência de discrepâncias entre as expectativas do cliente e a sua perceção sobre o serviço recebido e desejava confirmá-lo com um estudo sistemático. Este estudo foi operacionalizado com recurso a entrevistas individuais aprofundadas. Foram entrevistados os responsáveis pela compra de estudos de mercado de empresas em diferentes setores de atividade. Posteriormente procedeu-se à análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados mostraram haver de facto um gap entre as expectativas do cliente e o serviço entregue. Credibilidade, competência e confiança num fornecedor são características muito importantes para os clientes, que por vezes não as encontram em alguns dos seus provedores habituais. Para além disto, são apontados dois aspetos como sendo principais para melhorar a oferta: a proatividade um melhor conhecimento do cliente, antecipação aos seus pedidos e oferta de uma resposta mais global, enquadrada ao problema e a aposta em novas tecnologias e metodologias.The current investigation wants to explore the eventual presence of gaps between the expected and the perceived service by market research clients. The main goal is to understand the relationships between these two sorts of actors, the clients requirements / expectations and assess the service quality. My professional experience in market research area (as a provider) allowed me to be aware of variances between expectations and the perceived service received by the client and I wanted to confirm it through a systematic study. It was used a qualitative approach to collect the information by in depth interviews. Market research responsible buyers from different business areas were interviewed. Then it was made the content analysis of the interviews. The results showed that there is, in fact, a gap between the client expectations and the delivery. Credibility, competence and reliability in a provider are very important characteristics for the clients, but sometimes they don't find them in the usual providers. Besides, the respondents settled two aspects to improve providers offer: proactivity a better knowledge of the client, anticipation to the clients requests and offer a global answer, fitting the problem and the bet in new technologies and methodologies.Instituto Superior de Economia e GestãoCastro, Luís Mota deRepositório da Universidade de LisboaGodinho, Fátima de Jesus da Costa2016-02-05T16:13:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10860porGodinho, Fátima de Jesus da Costa (2012). "Ao encontro das expectativas do comprador de estudos de mercado". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:15.193312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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