Ética e adoção da inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Martim Alves Garcia Trindade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22847
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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spelling Ética e adoção da inteligência artificialAdoptionEthicsArtificial IntelligenceAdoçãoÉticaInteligência ArtificialMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisDuring the last years, we have been witnessing to a very marked development and growth in Artificial Intelligence. According to Liu (2020), in 2019, there was a growth of the revenues in this area, approximately, of 50 percent. The growth of the data volume generated by sensors and machines, combined with the information flow resulted from the user actions on the internet, with high investments of the governments and the companies in this area, provided the practice and develop of the algorithms of the Artificial Intelligence (Lee, 2018). However, people in general started to feel a certain fear regarding to the security and privacy of their own personal data and the theme of Ethics began to be discussed more regularly (Oliveira, 2017, Piteira et al, 2019). The investigation aim of this work is to understand which factors require the adoption of the Artificial Intelligence nowadays in our society having as a mandatory assumption Ethics and the respect towards data and people privacy. With that purpose in mind, a model has been created, mainly supported by the theories of the adoption and successful of the information systems (Davis, 1989, Venkatesh et al., 2012, Delone & McLean, 2003). The suggested model has been tested and validated through Structural Equation Model, based on data took back from the respondent answers to the online questionnaire : 237 answers, mainly from the Information Technologies people. The results obtained enabled to validate six from the eight investigation hypothesis of the purposed model and it was not possible to confirm any association between the Social Influence dimension and the variables Behavioural Intention and Use of the Artificial Intelligence. The aim of this work was accomplished, once the theme of the investigation was validated and it could be proved that is possible to adopt the Artificial Intelligence in our society, using the Attitude Towards Ethical Behavioural dimension as the mainstay of the model.Nos últimos anos, tem-se vindo a assistir a um desenvolvimento e crescimento acentuados da área da Inteligência Artificial, sendo que no ano de 2019, segundo Liu (2020), se registou um crescimento de aproximadamente cinquenta por cento das receitas desta área. O aumento do volume de dados gerados por sensores e máquinas, combinado com o fluxo de informações proveniente das ações dos utilizadores na Internet e com os elevados investimentos dos governos e empresas nesta área permitiram treinar e melhorar os algoritmos de Inteligência Artificial (Lee, 2018). Todavia, as pessoas desenvolveram um certo receio relativamente à segurança e privacidade dos seus dados pessoais, tendo começado a ser debatida com maior regularidade a questão Ética (Oliveira, 2017, Piteira et al, 2019). A questão de investigação deste trabalho passa por perceber quais os fatores que levam à adoção da Inteligência Artificial na sociedade atual, tendo como pressuposto obrigatório a Ética e o respeito pelos dados e privacidade das pessoas. Com esse propósito, foi elaborado um modelo, suportado nas teorias de adoção e sucesso de sistemas de informação (Davis, 1989, Venkatesh et al., 2012, Delone & McLean, 2003). O modelo proposto foi testado e validado através do Modelo das Equações Estruturais, com base em dados extraídos das respostas dos inquiridos ao questionário online, tendo sido obtidas 237 respostas de pessoas sobretudo da área das Tecnologias de Informação. Os resultados obtidos permitiram validar seis das oito hipóteses de investigação do modelo proposto, sendo que não foi possível verificar correlação entre a dimensão Influência Social e as variáveis Intenção Comportamental e Uso da Inteligência Artificial. O objetivo deste trabalho foi alcançado, uma vez que a questão da investigação foi validada e se conseguiu provar que é possível adotar Inteligência Artificial na sociedade, utilizando a dimensão Atitude Face ao Comportamento Ético como pilar do modelo.Instituto Superior de Economia e GestãoCosta, CarlosRepositório da Universidade de LisboaVeiga, Martim Alves Garcia Trindade2021-12-31T16:29:39Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22847porVeiga, Martim Alves Garcia Trindade (2021). "Ética e adoção da inteligência artificial". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:10.438272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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