Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Célia da Conceição Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19748
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, debruça-se sobre a problemática da criação de novas palavras. Com este estudo pretende-se saber se o desenvolvimento da criatividade linguística contribui para promover o gosto pela escrita e deste modo influenciar a competência compositiva dos alunos. O presente trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação, tendo sido colocado aos alunos, dos diferentes ciclos, o desafio de criarem palavras e desenvolverem a escrita fazendo uso dessas novas palavras. Para o efeito, e durante o ano de estágio, existiu espaço para a exploração de contos com a referência a novas palavras criadas pelo seu autor. Mais do que uma exposição escrita, o relatório pretende dar a conhecer o trabalho realizado com os alunos das turmas 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e as reflexões sobre a prática de ensino realizadas pela formanda durante todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada. Reflexões essas que permitiram não só o aprofundamento sobre o que significa ser professor nos dias de hoje, bem como perceber o entusiasmo gerado nos aprendentes quanto têm pela frente a possibilidade de criar algo novo.
id RCAP_e1664f3b113eb7d090dbe5c65ad96eca
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magiaPrática de ensino supervisionadaReflexãoIntervençãoCriação de novas palavrasSupervised teaching practiceReflectionInterventionNew word creationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, debruça-se sobre a problemática da criação de novas palavras. Com este estudo pretende-se saber se o desenvolvimento da criatividade linguística contribui para promover o gosto pela escrita e deste modo influenciar a competência compositiva dos alunos. O presente trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação, tendo sido colocado aos alunos, dos diferentes ciclos, o desafio de criarem palavras e desenvolverem a escrita fazendo uso dessas novas palavras. Para o efeito, e durante o ano de estágio, existiu espaço para a exploração de contos com a referência a novas palavras criadas pelo seu autor. Mais do que uma exposição escrita, o relatório pretende dar a conhecer o trabalho realizado com os alunos das turmas 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e as reflexões sobre a prática de ensino realizadas pela formanda durante todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada. Reflexões essas que permitiram não só o aprofundamento sobre o que significa ser professor nos dias de hoje, bem como perceber o entusiasmo gerado nos aprendentes quanto têm pela frente a possibilidade de criar algo novo.This report, written within the curricular unit Supervised Teaching Practice and according to the study plan of the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, is a research about the problematics on the creation of new words. This study`s purpose is to know how far the development of linguistics creativity promotes the pleasure of writing and, in this way, has it got any influence on students writing skills. During the investigation process the followed method challenged students, of both levels, to create words and develop writing using those new words. To achieve this goal, along the internship year, tales including new words created by its author were explored with students. More than explaining, this report wishes to present the work made with students of basic education level as well as the trainee`s reflections about the teaching practice along all internship year. This reflections allowed to understand the meaning of beeing a Teacher nowadays, as well as perceiving the raising enthusiasm on learners when they face the possibility of a new creation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Célia da Conceição Martins2022-02-02T15:24:50Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19748TID:202929418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:49.363465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
title Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
spellingShingle Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
Machado, Célia da Conceição Martins
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Intervenção
Criação de novas palavras
Supervised teaching practice
Reflection
Intervention
New word creation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
title_full Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
title_fullStr Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
title_full_unstemmed Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
title_sort Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia
author Machado, Célia da Conceição Martins
author_facet Machado, Célia da Conceição Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, José António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Célia da Conceição Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Intervenção
Criação de novas palavras
Supervised teaching practice
Reflection
Intervention
New word creation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Intervenção
Criação de novas palavras
Supervised teaching practice
Reflection
Intervention
New word creation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, debruça-se sobre a problemática da criação de novas palavras. Com este estudo pretende-se saber se o desenvolvimento da criatividade linguística contribui para promover o gosto pela escrita e deste modo influenciar a competência compositiva dos alunos. O presente trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação, tendo sido colocado aos alunos, dos diferentes ciclos, o desafio de criarem palavras e desenvolverem a escrita fazendo uso dessas novas palavras. Para o efeito, e durante o ano de estágio, existiu espaço para a exploração de contos com a referência a novas palavras criadas pelo seu autor. Mais do que uma exposição escrita, o relatório pretende dar a conhecer o trabalho realizado com os alunos das turmas 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e as reflexões sobre a prática de ensino realizadas pela formanda durante todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada. Reflexões essas que permitiram não só o aprofundamento sobre o que significa ser professor nos dias de hoje, bem como perceber o entusiasmo gerado nos aprendentes quanto têm pela frente a possibilidade de criar algo novo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-02T15:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19748
TID:202929418
url http://hdl.handle.net/10400.22/19748
identifier_str_mv TID:202929418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131485734699008