O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1702 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
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O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesasWeb 2.0Enterprise 2.0Adopção de TIBlogueModelo de Aceitação de TecnologiaWeb 2.0Enterprise 2.0TI AdoptionBlogTechnology Acceptance ModelMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoEsta tese procura analisar os factores que afectam a intenção de adopção de tecnologias de Web 2.0 num contexto empresarial, focando-se no caso particular da adopção de blogues. O modelo de aceitação de tecnologia (TAM) foi escolhido como a modelo base do presente estudo para explicar a aceitação dos utilizadores através das suas intenções em colaborar e comunicar on-line e para racionalizar as suas intenções em termos de atitude, utilidade percebida, facilidade de utilização percebida e normas sociais. A pesquisa foi realizada para recolher os dados, as medidas e as hipóteses foram analisadas usando a técnica dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostram que utilidade percebida e atitude em relação à utilização de blogues influenciam significativamente a intenção dos utilizadores na adopção blogues num contexto empresarial. As implicações dos resultados para a teoria e prática são discutidas.This thesis attempts to analyze the factors affecting the intention of adopting of Web 2.0 technologies, the research will focus on the adoption of blogs. The technology acceptance model (TAM) was chosen as the basic model of this study to explain the acceptance of users through their intentions to collaborate and communicate online and to rationalize their intentions in terms of attitude, perceived usefulness, ease of use and social norms. The study was conducted to collect data, measures and hypotheses were analyzed using the technique of partial least square (PLS). The results show that perceived usefulness and attitude towards the use of blogs significantly influenced the intention of users in adopting blogs in a business context. The implications of the results are discussed.Instituto Superior de Economia e GestãoReis, António Palma dosRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Rui Jorge Lucena2010-02-04T12:35:36Z2010-012010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1702porRibeiro, Rui Jorge Lucena. 2010. "O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:49.880395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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