O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rui Jorge Lucena
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/1702
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_e16a7c6c991554c8f4fde6719da275c5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesasWeb 2.0Enterprise 2.0Adopção de TIBlogueModelo de Aceitação de TecnologiaWeb 2.0Enterprise 2.0TI AdoptionBlogTechnology Acceptance ModelMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoEsta tese procura analisar os factores que afectam a intenção de adopção de tecnologias de Web 2.0 num contexto empresarial, focando-se no caso particular da adopção de blogues. O modelo de aceitação de tecnologia (TAM) foi escolhido como a modelo base do presente estudo para explicar a aceitação dos utilizadores através das suas intenções em colaborar e comunicar on-line e para racionalizar as suas intenções em termos de atitude, utilidade percebida, facilidade de utilização percebida e normas sociais. A pesquisa foi realizada para recolher os dados, as medidas e as hipóteses foram analisadas usando a técnica dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostram que utilidade percebida e atitude em relação à utilização de blogues influenciam significativamente a intenção dos utilizadores na adopção blogues num contexto empresarial. As implicações dos resultados para a teoria e prática são discutidas.This thesis attempts to analyze the factors affecting the intention of adopting of Web 2.0 technologies, the research will focus on the adoption of blogs. The technology acceptance model (TAM) was chosen as the basic model of this study to explain the acceptance of users through their intentions to collaborate and communicate online and to rationalize their intentions in terms of attitude, perceived usefulness, ease of use and social norms. The study was conducted to collect data, measures and hypotheses were analyzed using the technique of partial least square (PLS). The results show that perceived usefulness and attitude towards the use of blogs significantly influenced the intention of users in adopting blogs in a business context. The implications of the results are discussed.Instituto Superior de Economia e GestãoReis, António Palma dosRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Rui Jorge Lucena2010-02-04T12:35:36Z2010-012010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1702porRibeiro, Rui Jorge Lucena. 2010. "O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:49.880395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
title O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
spellingShingle O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
Ribeiro, Rui Jorge Lucena
Web 2.0
Enterprise 2.0
Adopção de TI
Blogue
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Web 2.0
Enterprise 2.0
TI Adoption
Blog
Technology Acceptance Model
title_short O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
title_full O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
title_fullStr O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
title_full_unstemmed O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
title_sort O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
author Ribeiro, Rui Jorge Lucena
author_facet Ribeiro, Rui Jorge Lucena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, António Palma dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rui Jorge Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Enterprise 2.0
Adopção de TI
Blogue
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Web 2.0
Enterprise 2.0
TI Adoption
Blog
Technology Acceptance Model
topic Web 2.0
Enterprise 2.0
Adopção de TI
Blogue
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Web 2.0
Enterprise 2.0
TI Adoption
Blog
Technology Acceptance Model
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04T12:35:36Z
2010-01
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/1702
url http://hdl.handle.net/10400.5/1702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Rui Jorge Lucena. 2010. "O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130973457088512