Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, André Alves Pires
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4239
Resumo: O presente trabalho visa determinar a eficácia da Web participativa na promoção dos grupos interessados na literatura nas perspectivas da leitura e da escrita. Para tal procedeu-se a um estudo de avaliação do sítio Clubede Leituras, projecto desenvolvido para o Plano Nacional de Leitura. O Clube de Leituras é um espaço relacionado com as práticas culturais onde os membros formam uma comunidade de prática onde agregam e partilham informação em hipermédia através da escrita em blogues. É, igualmente, possível aos membros lerem e partilharem notícias, citações, livros electrónicos e vídeos. O estudo de caso foi desenvolvido segundo uma metodologia holística com recurso a uma triangulação de técnicas. A investigação procura determinar em que medida este género de redes sociais promove, efectivamente, mecanismos de literacia digital e de aprendizagem informal.
id RCAP_072ac5f54ff91ded8cb6ba92b8509a84
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativaWeb participativaLiteracia digitalAprendizagem informalFolksonomyRSSParticipative webDigital literacyInformal learningBlogue -- BlogO presente trabalho visa determinar a eficácia da Web participativa na promoção dos grupos interessados na literatura nas perspectivas da leitura e da escrita. Para tal procedeu-se a um estudo de avaliação do sítio Clubede Leituras, projecto desenvolvido para o Plano Nacional de Leitura. O Clube de Leituras é um espaço relacionado com as práticas culturais onde os membros formam uma comunidade de prática onde agregam e partilham informação em hipermédia através da escrita em blogues. É, igualmente, possível aos membros lerem e partilharem notícias, citações, livros electrónicos e vídeos. O estudo de caso foi desenvolvido segundo uma metodologia holística com recurso a uma triangulação de técnicas. A investigação procura determinar em que medida este género de redes sociais promove, efectivamente, mecanismos de literacia digital e de aprendizagem informal.This study aims to determine the effectiveness of the participative web in the promotion of groups interested in literature, from the perspectives of reading and writing. To achieve this, we evaluated the website Clube de Leituras (reading club), a project developed for the Plano Nacional de Leitura (national reading plan). The Clube de Leituras is a website related to cultural practiceswhere members form a community of practice to aggregate and share hypermedia information through writing on blogs. It is also possible for members to read and share news, quotes, e-books and videos. The case study was developed using a holistic approach and implements a triangulation of techniques. This investigation seeks to determine to what extent this kind of social networks is in fact promoting mechanisms for digital literacy and informal learning.2012-12-06T15:47:26Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4239porCorreia, André Alves Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:36.864485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
title Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
spellingShingle Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
Correia, André Alves Pires
Web participativa
Literacia digital
Aprendizagem informal
Folksonomy
RSS
Participative web
Digital literacy
Informal learning
Blogue -- Blog
title_short Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
title_full Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
title_fullStr Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
title_full_unstemmed Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
title_sort Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
author Correia, André Alves Pires
author_facet Correia, André Alves Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, André Alves Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Web participativa
Literacia digital
Aprendizagem informal
Folksonomy
RSS
Participative web
Digital literacy
Informal learning
Blogue -- Blog
topic Web participativa
Literacia digital
Aprendizagem informal
Folksonomy
RSS
Participative web
Digital literacy
Informal learning
Blogue -- Blog
description O presente trabalho visa determinar a eficácia da Web participativa na promoção dos grupos interessados na literatura nas perspectivas da leitura e da escrita. Para tal procedeu-se a um estudo de avaliação do sítio Clubede Leituras, projecto desenvolvido para o Plano Nacional de Leitura. O Clube de Leituras é um espaço relacionado com as práticas culturais onde os membros formam uma comunidade de prática onde agregam e partilham informação em hipermédia através da escrita em blogues. É, igualmente, possível aos membros lerem e partilharem notícias, citações, livros electrónicos e vídeos. O estudo de caso foi desenvolvido segundo uma metodologia holística com recurso a uma triangulação de técnicas. A investigação procura determinar em que medida este género de redes sociais promove, efectivamente, mecanismos de literacia digital e de aprendizagem informal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2009-12
2012-12-06T15:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4239
url http://hdl.handle.net/10071/4239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134819280486400