A influência dos blogs no processo de tomada de decisão do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sandra Patrícia Jardim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14416
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling A influência dos blogs no processo de tomada de decisão do consumidorWeb 2.0Social MediaeWOMBlogsProcesso de Decisão de Compra do ConsumidorIntenção de CompraInfluênciaConsumers Decision Making-ProcessBuy IntentionInfluenceMestrado em Ciências EmpresariaisOs Social Media são meios de comunicação que permitem uma maior interatividade entre os seus utilizadores, sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada devido à facilidade e rapidez na partilha de informação e conteúdos na Internet. Os blogs são dos meios dos Social Media que mais têm vindo a ganhar expressão, o número de blogs e de leitores deste tipo de páginas têm crescido bastante nos últimos tempos, o que levou muitas marcas a utilizá-los na comunicação com os seus consumidores, visto que estas plataformas estão facilitando o processo de tomada de decisão do consumidor. Este estudo quantitativo, pretende saber qual é a influência dos blogs no processo de tomada de decisão do consumidor, verificando o impacto na opinião dos consumidores quando uma marca ou um produto são referenciados num blog e também pretende saber quais os motivos que levam os consumidores a seguir blogs, de forma a recolher informação com vista a facilitar o processo. Para tal, foi desenvolvido um modelo conceptual composto por seis constructos, sendo estes: Disponibilidade de Informação, Credibilidade da Informação, Posição do Blogger, Socialização entre Consumidores, Obter Informações em Blogs e Escolha e Decisão de Compra do Consumidor, baseados em estudos recentes e num inquérito para avaliar o modelo proposto. Após análises estatísticas, os resultados obtidos mostram que os consumidores, de acordo com determinados fatores, como por exemplo, o acesso rápido a uma grande quantidade de informação, procuram obter informação em blogs o que se reflete no processo de decisão de compra do consumidor.The Social Media are means of communication what allow one larger interactivity between your users. Social Media are one tool increasingly used because their facility and quickness at sharing information and Internet contents. The blogs are the Social Media that have gained more importance, the number of blogs and readers of blogs have grown in the last years, so many marks use the blogs for communication with their consumers, as these platforms are facilitating the consumer decision-making process. This quantitative study aims to know the influence of blogs in the consumer decision-making process, checking the impact on consumer opinion when a brand or product is referenced in a blog and also wants to know what the reasons that lead consumers to follow blogs, in order to gather information to facilitate the process. For such, was developed a conceptual model with six constructs: Availability of Information, Credibility of Information, Blogger Position, Socialization among Consumers, Get Information on Blogs and Consumer Choose and Decision to Purchase, based inrecent studies and an inquiry to evaluate the proposed model. After statistical analysis, the obtained results show that consumers, according to certain factors, for example, access to a large amount of information, seek information on blogs what is reflected at the consumer decision making-process.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Sandra Patrícia Jardim2017-12-07T13:52:17Z2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14416porCorreia, Sandra Patrícia Jardim (2017). "A influência dos blogs no processo de tomada de decisão do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:14.904839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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