Estudo sobre a afetação de produtos num armazém automático de alta densidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Samuel Francisco Vieira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73700
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
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spelling Estudo sobre a afetação de produtos num armazém automático de alta densidadeArmazém automático de alta densidadePara-choquesPolítica de armazenamentoOtimizaçãoIndústria 4.0Automatic high density’s warehouseBumpersStorage policyOptimizationIndustry 4.0Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia de SistemasCom o aparecimento do conceito de Indústria 4.0 a logística apresenta um papel fundamental para que se possa usufruir das vantagens deste novo conceito. Atualmente diversas soluções logísticas em vigor ainda não acompanham o novo paradigma industrial, o que leva à ineficiência na produtividade das empresas. O aumento da complexidade das operações logísticas das empresas, bem como a crescente exigência e particularidade dos consumos feitos por parte dos clientes têm conduzido a uma maior preocupação com a minimização dos custos logísticos e com o aumento da eficiência dos sistemas de armazenamento. A dissertação retrata o estudo conduzido num armazém automático de alta densidade de uma empresa produtora de para-choques. Os produtos finais são armazenados em linhas gravíticas, as quais apenas apresentam uma única entrada e uma única saída. Através da dissertação objetiva-se fazer um estudo sobre a alocação dos para-choques no armazém, visando encontrar uma solução eficiente e que culmine numa melhoria do desempenho no armazém. Através da análise da informação sobre o armazém, foi possível observar ineficiências no processo de classificação e com a alocação de produtos. Estes problemas afetam a eficiência do armazém e a produtividade da empresa. Para ultrapassar os problemas encontrados sugeriu-se, em primeiro lugar, a política de armazenamento baseada em classes seguindo a regra de Pareto. Em segundo lugar, analisaram-se configurações com diferentes afetações nas linhas de armazenamento com o intuito de verificar o impacto na operação do armazém. Conclui-se que para a obtenção do potencial máximo de eficiência do armazém, tendo em conta a dinâmica de armazenamento, tem de se alocar os diferentes tipos de produtos individualmente nas linhas de armazenamento. Pelo facto de o armazém não apresentar as condições necessárias para aplicar a alocação recomendada, sugeriu-se três alternativas: expansão do armazém, introdução de linhas em carrossel ou a diminuição da capacidade de uma parte das linhas.With the arising of the Industry 4.0 concept, logistics plays a fundamental role to enjoy the advantages of this new concept. Currently, several logistical solutions in force still do not follow the new industrial paradigm, which leads to inefficiency in companies' productivity. The increase in the complexity of companies' logistical operations, as well as the increasing demand and particularity of consumptions made by customers, have led to a greater concern with minimizing logistical costs and with increasing the efficiency of storage systems. The dissertation portrays the study carried out in a high density's automatic warehouse of a company that produces bumpers. The final products are stored in gravity lines, which only have a single entry and a single exit. Through the dissertation the objective is to make a study on the allocation of bumpers in the warehouse, aiming to find an efficient solution that culminates in an improvement of the performance in the warehouse. Through the analysis of information about the warehouse, it was possible to observe inefficiencies in the classification process and with the allocation of products. These problems affect the efficiency of the warehouse and the productivity of the company. To overcome the problems encountered, it was suggested, first of all, the class-based storage policy following Pareto's rule. Second, storage configurations with different effects on storage lines were analyzed to verify the impact on warehouse operation. It is concluded that to obtain the maximum efficiency potential of the warehouse, taking into account the storage dynamics, different types of products must be allocated individually in the storage lines. Because the warehouse does not have the necessary conditions to apply the recommended allocation, three alternatives have been suggested: expansion of the warehouse, introduction of carousel lines, or reduction of the capacity of part of the lines.Oliveira, José A.Figueiredo, ManuelUniversidade do MinhoCosta, Samuel Francisco Vieira da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73700por202693279info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:05.733468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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