Daniel Moreno's Reparação (2010) and the debate over armed struggle as a doorway to anti-PT politics in contemporary Brazilian cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v5n2.399 |
Resumo: | The article analyses the documentary Reparação (2010), by Daniel Moreno, which is about the left-wing armed struggle and how it affected common people during the Brazilian military dictatorship (1964-1985). The aim is to discuss how the topics of the armed struggle and the dictatorship have been treated in Brazilian cinema since the 1960s until now, when we see emerge a number of productions ideologically aligned with the Right and critical of the Labour Party (PT). |
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Daniel Moreno's Reparação (2010) and the debate over armed struggle as a doorway to anti-PT politics in contemporary Brazilian cinemaO filme Reparação e o debate sobre a luta armada como veículo para o antipetismo no cinema brasileiro contemporâneoO filme Reparação e o debate sobre a luta armada como veículo para o antipetismo no cinema brasileiro contemporâneoO filme Reparação e o debate sobre a luta armada como veículo para o antipetismo no cinema brasileiro contemporâneoBrazilian political cinemaBrazilian military dictatorshiparmed struggleCinema político brasileiroDitadura militar brasileiraLuta armadaThe article analyses the documentary Reparação (2010), by Daniel Moreno, which is about the left-wing armed struggle and how it affected common people during the Brazilian military dictatorship (1964-1985). The aim is to discuss how the topics of the armed struggle and the dictatorship have been treated in Brazilian cinema since the 1960s until now, when we see emerge a number of productions ideologically aligned with the Right and critical of the Labour Party (PT).Esse artigo tem como foco o documentário Reparação (2010), de Daniel Moreno, que aborda casos de pessoas comuns que foram de alguma forma atingidas por ações da luta armada de esquerda no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). O objetivo é analisar esse filme levando em conta a história do tratamento cinematográfico dispensado aos temas da luta armada e da referida ditadura, que tem início ainda na década de 1960, considerando-se ainda o momento contemporâneo do cinema brasileiro, no qual se verifica a emergência de um conjunto de produções ideologicamente alinhadas com a direita, crítica, sobretudo, aos governos do Partido dos Trabalhadores (PT).AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2018-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v5n2.399https://doi.org/10.14591/aniki.v5n2.399Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 5 No 2 (2018): Brazilian cinema in the neoliberal age; 400-418Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 5 n. 2 (2018): O cinema brasileiro na era neoliberal; 400-4182183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/399http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/399/pdfAndrioli Guedes, Wallaceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:03:08Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:16.471315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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