O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Lúcia Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/108458
Resumo: A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, livro de Fernando Seliprandy, publicado pela editoria Intermeios, de São Paulo, em 2015, compara dois filmes que tratam de um mesmo evento histórico: o sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969, ação guerrilheira empreendida pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e pela Ação Libertadora Nacional (ALN). Em quatro capítulos, Fernando Seliprandy interroga a “ficção histórica” O que é isso, companheiro (1997), de Bruno Barreto, e o “documentário” Hércules 56 (2006), de Silvio Da-Rin, num livro que foge do esquematismo. O autor oferece uma abordagem original dos artifícios empregados por ambos os filmes; dos antagonismos que suas narrativas instauram; do “passado” reconstruído por cada obra; e dos nexos possíveis entre as imagens de memória e as conjunturas de sua produção
id USP-12_cf73e81b95a1a3f84193514bb53b2b77
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/108458
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando SeliprandyThe past and its point of departure. A review of A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, by Fernando SeliprandyCinema brasileiroditadura militarluta armadaBruno BarretoSilvio Da-RinBrazilian cinemamilitary dictatorshiparmed struggleBruno BarretoSilvio Da-Rin A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, livro de Fernando Seliprandy, publicado pela editoria Intermeios, de São Paulo, em 2015, compara dois filmes que tratam de um mesmo evento histórico: o sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969, ação guerrilheira empreendida pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e pela Ação Libertadora Nacional (ALN). Em quatro capítulos, Fernando Seliprandy interroga a “ficção histórica” O que é isso, companheiro (1997), de Bruno Barreto, e o “documentário” Hércules 56 (2006), de Silvio Da-Rin, num livro que foge do esquematismo. O autor oferece uma abordagem original dos artifícios empregados por ambos os filmes; dos antagonismos que suas narrativas instauram; do “passado” reconstruído por cada obra; e dos nexos possíveis entre as imagens de memória e as conjunturas de sua produçãoA luta armada no cinema: ficção, documentário, memória compares two films about the same historical event: the kidnapping of American ambassador Charles Elbrick in 1969 by the Revolutionary Movement 8th October (MR-8) and the National Liberation Alliance (ALN). Through four chapters, Fernando Seliprandy interrogates both the “historical fiction” O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) and the “documentary” Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006), in a serious work. The author proposes an original treatment of the strategies used by both films; of the oppositions created by the two narratives; of the “past” that each one of them recreates; and of the possible relations between the images of memory and the context where they were producedUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10845810.11606/issn.2316-7114.sig.2016.108458Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 340-349Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 340-3492316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/108458/116787Copyright (c) 2016 Lúcia Ramos Monteirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Lúcia Ramos2024-03-21T13:30:30Zoai:revistas.usp.br:article/108458Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:30Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
The past and its point of departure. A review of A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, by Fernando Seliprandy
title O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
spellingShingle O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
Monteiro, Lúcia Ramos
Cinema brasileiro
ditadura militar
luta armada
Bruno Barreto
Silvio Da-Rin
Brazilian cinema
military dictatorship
armed struggle
Bruno Barreto
Silvio Da-Rin
title_short O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
title_full O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
title_fullStr O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
title_full_unstemmed O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
title_sort O passado e seu ponto de partida. Resenha de A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, de Fernando Seliprandy
author Monteiro, Lúcia Ramos
author_facet Monteiro, Lúcia Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Lúcia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
ditadura militar
luta armada
Bruno Barreto
Silvio Da-Rin
Brazilian cinema
military dictatorship
armed struggle
Bruno Barreto
Silvio Da-Rin
topic Cinema brasileiro
ditadura militar
luta armada
Bruno Barreto
Silvio Da-Rin
Brazilian cinema
military dictatorship
armed struggle
Bruno Barreto
Silvio Da-Rin
description A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, livro de Fernando Seliprandy, publicado pela editoria Intermeios, de São Paulo, em 2015, compara dois filmes que tratam de um mesmo evento histórico: o sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969, ação guerrilheira empreendida pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e pela Ação Libertadora Nacional (ALN). Em quatro capítulos, Fernando Seliprandy interroga a “ficção histórica” O que é isso, companheiro (1997), de Bruno Barreto, e o “documentário” Hércules 56 (2006), de Silvio Da-Rin, num livro que foge do esquematismo. O autor oferece uma abordagem original dos artifícios empregados por ambos os filmes; dos antagonismos que suas narrativas instauram; do “passado” reconstruído por cada obra; e dos nexos possíveis entre as imagens de memória e as conjunturas de sua produção
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/108458
10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.108458
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/108458
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.108458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/108458/116787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Lúcia Ramos Monteiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Lúcia Ramos Monteiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 340-349
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 340-349
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526355542016